Publicidade

Como usar o Brainly? | Guia prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Novembro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O Brainly está mais em alta do que nunca e muita gente tem dúvidas sobre o funcionamento do serviço. Este guia prático tem como objetivo mostrar como usar, responder a questionamentos e trazer um grande tutorial de funcionamento do site destinado ao aprendizado.

Você sabe como desbloquear o Brainly ou como fazer perguntas por lá? Sabe como se cadastrar para ver as respostas postadas pelos usuários? Aprenda como usar o Brainly a seguir.

O que é Brainly?

Continua após a publicidade

O Brainly é uma imensa rede social de aprendizagem para estudantes e educadores, tendo sido criado por uma empresa de tecnologia educacional localizada em Cracóvia, na Polônia. Estudantes e professores do mundo inteiro se unem para responder às questões de dever de casa mais difíceis em diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, é referência na tecnologia educacional e conta com mais de 350 milhões de usuários em mais de 35 países e uma equipe que supera a marca de 300 profissionais. Há vários moderadores que cuidam para que somente perguntas acadêmicas estejam lá, sem o uso indevido para a publicação de textos, conteúdos noticiosos e outros materiais que violem as diretrizes do serviço.

É possível pesquisar no Brainly sobre disciplinas nas áreas das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, com respostas rápidas, didáticas e feitas com base no aprendizado dos estudantes. Não há uma regra básica a ser seguida na resposta e o autor da pergunta é quem definirá qual foi a mais esclarecedora.

Continua após a publicidade

Os conteúdos estão disponíveis em 13 idiomas e há uma média de 40 milhões de usuários conectados mensalmente. Um dos diferenciais é o sistema gamificado, o que incentiva pessoas a competirem por altas posições no ranking: quanto mais respostas você dá, mais pontuação soma para avançar posições.

Veja como funciona os níveis de usuários do Brainly:

  1. Principiante: 0 pontos
  2. Aluno: 100 pontos
  3. Ambicioso: 250 pontos
  4. Muito bom: 500 pontos
  5. Excelente: 1.000 pontos
  6. Especialista: 3.001 pontos
  7. Gênio: 15.000 pontos
  8. Ótimo: 75.000 pontos
  9. Crânio: 100.000 pontos
  10. Sábio: 200.000 pontos
  11. Incrível: 300.000 pontos
  12. Mestre: 500.000 pontos.

Os rankings são feitos por matéria. Para visualizar os melhores no geral ou de uma área específica, selecione a matéria na coluna da esquerda e procure o ranking na coluna da direita.

Continua após a publicidade

Quem é mais antigo deve notar a semelhança do Brainly com o Yahoo Respostas, que teve as atividades encerradas em maio de 2021. Mas, em vez de respostas sobre qualquer assunto, o serviço é focado apenas na área acadêmica e estudantil.

Como se cadastrar no Brainly

O primeiro passo para usar o Brainly é fazer um cadastro. Na página inicial, o menu superior exibe a opção "Cadastre-se já", entre o botão "Entrar" e o "Faça uma pergunta". É possível criar uma conta fazendo login com uma conta do Google, do Facebook ou da Apple, o que acelera muito a etapa cadastral. Se não quiser, dá para preencher as informações manualmente.

Continua após a publicidade

Há duas opções de usabilidade disponíveis: o plano básico e o Brainly Plus. O primeiro é gratuito e permite perguntar qualquer coisa ou receber as respostas dos usuários, mas com algumas limitações. O segundo remove os anúncios, remove a limitação de respostas recebidas e custa R$ 84 (por ano) ou R$ 66 (seis meses).

Feito o cadastro, você já visualizará as perguntas na linha do tempo e poderá responder, caso saiba a solução. Essa é a maneira de usar o Brainly de graça e poder colaborar com estudantes em busca de respostas para questões difíceis, inclusive do Enem ou da faculdade.

Como mudar o nome no Brainly

Criou a conta com um nome de usuário e agora precisa mudar o nome no Brainly? Isso é bem simples, basta seguir o passo a passo:

Continua após a publicidade
  1. Clique no ícone redondo de bonequinho (ou na foto, se você tiver adicionado uma);
  2. Procure pelo botão "Editar Perfil";
  3. Nas opções da sua conta, você deverá clicar em "Configurações";
  4. Um menu dropdown dará a possibilidade de escolher o nome, o gênero, o grau de escolaridade e os níveis de privacidade.

Como adicionar foto no Brainly

  1. Clique no ícone redondo de bonequinho (ou na foto, se você tiver adicionado uma);
  2. Procure pelo botão "Editar Perfil";
  3. A última opção será "Trocar foto de perfil";
  4. Escolha um arquivo em um dos três formatos compatíveis (JPEG/GIF/PNG) com até 5 MB de tamanho.

A foto será automaticamente recortada e reduzida para caber no círculo. Isso significa que a melhor estratégia é já utilizar uma imagem no tamanho certo, arredondada e sem detalhes nas bordas, pois podem ser removidos no corte.

Continua após a publicidade

Se já tiver uma foto, você deverá marcar a opção "Quero eliminar a minha foto de perfil" e pressionar o botão "Eliminar!" antes de subir outro arquivo.

Como desbloquear o Brainly

Desbloquear as respostas do Brainly exige a criação de uma conta na plataforma. Somente assim você vai ver as respostas, acessar mais perguntas e tirar suas dúvidas se forma direta.

Continua após a publicidade

Há duas formas básicas de desbloquear todas as respostas: assinando o plano Brainly Plus ou assistindo a um vídeo com anúncio. A primeira é vantajosa para quem acessa muito, já que exibe tudo mais rapidamente. Já para quem deseja economizar com a assinatura grátis, é só clicar no botão para assistir.

Os assinantes do plano free precisam visualizar os anúncios se quiserem ter acesso às respostas. É uma forma de a plataforma lucrar com serviço sem atrapalhar a navegação ou limitar tanto o usuário. Não há outra forma de ver os posts além dessas duas opções mencionadas.

Como apagar uma pergunta no Brainly

Não há como deletar um pergunta feita no Brainly, nem mesmo se você for o autor. O sistema não possui uma opção de apagar uma dúvida, pois isso cabe apenas aos moderadores.

Continua após a publicidade

Você pode editar sua pergunta até 30 minutos após ela ter sido adicionada e somente se ela não tiver sido respondida. Passados esses requisitos, você só pode comentar sobre sua pergunta e adicionar mais detalhes ou pode pedir a um moderador/administrador para removê-la (e precisa explicar o motivo).

Essas pessoas podem apagar algo sem aviso prévio se entenderem que a dúvida viola os termos de serviço ou descumpram as diretrizes da comunidade. Quando um moderador exclui uma pergunta, um aviso é mandado para a caixa de entrada informando por que o conteúdo foi removido. Algumas regras principais são:

  • As perguntas devem ser sobre um assunto escolar e devem ser o mais claras e objetivas possível.
  • Os comentários sobre uma pergunta ou resposta devem ser colocados apenas nas áreas reservadas para comentários.

Como apagar uma resposta

Continua após a publicidade

Assim como nas perguntas, as respostas não podem ser excluídas, embora também possam ser alteradas 30 minutos após serem adicionadas. Não há como fazer qualquer mudança passado o tempo limite.

Depois disso, você poderá apenas comentar em sua resposta e adicionar mais detalhes. Se achar necessário excluir algo, deverá pedir a um moderador ou administrador para remover sua resposta apresentando uma justificativa coerente.

Como marcar como melhor resposta

Você colocou a sua pergunta e choveram respostas a ela, algumas foram muito boas, outras foram péssimas. Há como destacar a melhor de todas para ajudar a outras pessoas? A resposta é sim.

Continua após a publicidade

Para marcar uma melhor resposta no Brainly, faça o seguinte:

  1. Escolha a resposta desejada;
  2. Procure pela opção "Marcar como a melhor resposta";
  3. Essa opção fica abaixo das estrelas de avaliação e ao lado do link "Denunciar.

Ao dar a melhor resposta a alguém, fará com que a pessoa ganhe 8 pontos adicionais (25% do total de 30 pontos, arredondados para mais).

Como excluir conta no Brainly

Quem cansou do serviço pode simplesmente parar de usá-lo ou deletar a conta em definitivo. O aplicativo dá a opção parar de receber e-mails, o que praticamente fará com que você esqueça do seu cadastro.

Mas se você quer mesmo excluir a conta no Brainly para sempre, é só fazer o seguinte:

  1. Clique no ícone redondo de bonequinho (ou na foto, se você tiver adicionado uma);
  2. Procure pelo botão "Editar Perfil";
  3. Clique na opção "Configurações";
  4. Lá na parte de baixo, ao lado do botão "Cancelar", você verá um botão com ícone de "X" e os dizeres "Quero eliminar a minha conta";
  5. Você será guiado para uma nova página onde deverá inserir a senha e pressionar o botão de confirmação;
  6. Pronto, sua conta será encerrada.

Pense bem antes de fazer isso, pois o serviço não permite recuperar uma conta excluída, segundo os regulamentos e leis de proteção de dados. Após deletar uma conta, será preciso refazer o perfil se quiser se juntar novamente à comunidade Brainly.

Vale lembrar que há versões do serviço em vários idiomas e o login é exclusivo para cada uma. Se você tem uma conta na versão brasileira, poderá criar outra com o mesmo e-mail e as mesmas credenciais no site americano. A diferença principal será o idioma das perguntas e respostas.

O Brainly é gratuito e pode ser acessado via navegador ou por aplicativos para celulares (Android | iOS).