Publicidade

O que é Truecaller? Guia Prático do identificador de spam

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Outubro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Truecaller é um aplicativo identificador de chamadas bastante popular disponível para Android e iOS. Além de ajudar a descobrir quem está ligando, o programa permite bloquear ligações de contatos específicos, enviar respostas rápidas, gravar chamadas e papear por texto sem custo adicional, entre outras possibilidades.

O que é o Truecaller?

Criado em 2009, o Truecaller foi desenvolvido pela empresa True Software Scandinavia AB. Primeiro, o programa foi lançado nos aposentados sistemas Symbian e Windows Mobile, mas, meses depois, foram liberadas versões para Android e iPhones.

Continua após a publicidade

Atualmente, além do app Truecaller, a empresa detém o TrueMessenger, um utilitário identificador para mensagens de texto, e o Open Doors, uma plataforma de chat de voz em tempo real. Segundo dados fornecidos pela desenvolvedora, o Truecaller é utilizado por mais de 320 milhões de usuários e, só na Play Store, o já foi baixado mais de 1 bilhão de vezes.

Como usar o Truecaller?

O Truecaller pode ser baixado gratuitamente na Play Store e na App Store. No Android, também é possível instalar pelo arquivo APK, disponível para download no site oficial.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Assim que baixado, o aplicativo precisará que o usuário conceda permissões de acesso ao app e o defina como discador padrão no celular. Sem as permissões, o programa não consegue exercer o papel de identificador de chamadas em tela cheia. Portanto, após a instalação, siga esses passos:

  1. Abra o app Truecaller e forneça seu número de telefone
  2. Conceda permissões de acesso ao aplicativo para o telefone, lista de contatos e mensagens
  3. Defina o Truecaller como discador padrão e gerenciador de mensagens de texto
  4. Crie um perfil no Truecaller

Como o Truecaller funciona?

Continua após a publicidade

O identificador de chamadas Truecaller ajuda o usuário a ter mais informações sobre quem está entrando em contato. A plataforma puxa dados sobre a origem da chamada recebida e apresenta nome, número, operadora, foto e até informações adicionais (quando disponível).

A ferramenta é ideal para ter mais detalhes sobre números desconhecidos, bloquear insistentes ligações de origens estranhas e se livrar de fraudes e de spam. Além disso, pelo app de mensagens, usuários podem papear por texto com facilidade e manter a caixa de entrada livre de mensagens desnecessárias de forma automática.

Passado esse processo, o Truecaller já estará funcionando no seu celular. Para testar, você pode pedir para que alguém ligue para o seu número — se a interface do app aparecer, deu tudo certo.

Continua após a publicidade

Vale a pena pagar pelo Truecaller?

A identificação de chamadas do Truecaller é totalmente gratuita, mas o aplicativo oferece ferramentas para usuários dispostos a pagar. Há duas opções de assinaturas para o Truecaller, a Premium Conectar e a Premium Gold.

A assinatura Premium Conectar garante acesso ao aplicativo totalmente livre de anúncios, inclui bloqueio de spam “avançado”, exibe quem visualizou o perfil do usuário, dá solicitações de contato ilimitadas, habilita o uso da Chamada Silenciosa e permite utilizar o Modo Anônimo, que permite ver perfis de outros usuários sem revelar a própria identidade.

Continua após a publicidade

Com o Premium Gold, todas as funções anteriores estão incluídas, mas há uma função exclusiva: o ID de Chamadas Gold. A função permite “ser notado em todas as ligações”.

Os recursos adicionais do Truecaller são úteis, mas não são tão necessários para quem precisa só de um identificador de chamadas para o dia a dia. As funções extras incrementam a experiência do aplicativo de modo geral e tornam ele ainda mais robusto, mas nada que seja de suma importância para a rotina.