Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como resumir vídeos do YouTube usando o Gemini

Por| 20 de Fevereiro de 2024 às 11h35

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre YouTube

Chatbot de inteligência artificial do Google, o Gemini tem suporte a extensões e uma de suas possibilidades é resumir vídeos do YouTube. Com ela, você pode jogar o link de um vídeo no campo de texto e solicitar instruções específicas, como resumir o vídeo de uma apresentação, destacar os principais pontos de um review ou listar um passo a passo caso o conteúdo seja um tutorial.

O contratempo, porém, é que por enquanto a função só está disponível em inglês, e tanto sua conta quanto o vídeo analisado precisam estar nesse idioma para que tudo funcione. Contudo, essa é uma alteração simples de ser feita que você aprende logo abaixo.

Como usar o Gemini para resumir vídeo do YouTube

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, ao alterar o idioma da sua conta Google, não apenas o Gemini, mas todos os demais serviços Google também serão alterados. Aqui, talvez o ideal seja fazer a mudança em uma conta secundária a fim de manter seu Gmail principal, por exemplo, em português.

De qualquer forma, o procedimento é o seguinte:

  1. Acesse a página de troca de idioma da conta Google (myaccount.google.com/language)
  2. Ative a opção "English (United States)";
  3. Acesse gemini.google.com;
  4. Cole o link de um vídeo do YouTube e dê a instrução desejada

Vale lembrar que, a qualquer momento, é só acessar novamente a página de alteração de idioma para reativar o português-brasileiro em sua conta.

Quais prompts usar?

Para experimentar a ferramenta, você pode pedir para que o Gemini resuma ("summarize") ou explique ("explain") um vídeo. Se desejar que ele indique os pontos principais de uma apresentação, você pode solicitar os "key points".

Continua após a publicidade

Se por acaso você não falar inglês, aprenda a usar o Google Tradutor para digitar uma solicitação e então traduzi-la para o inglês. Aí é só copiar e colar no Gemini para executar o comando.