Como funciona o Google Tradutor?

Por Andressa Neves | 20 de Março de 2018 às 13h01
TUDO SOBRE

Google

O serviço gratuito de tradução da Google, o Google Translate, vem ajudando na comunicação de milhões de pessoas. Com 103 idiomas disponíveis, a ferramenta disponibiliza instantaneamente tradução de palavras, textos, páginas da internet e até mesmo de mensagens/posts de aplicativos. Mas como funciona o tradutor da Google?

Para realizar a tradução entre os idiomas disponíveis no software, o Google Translate faz uma busca entre milhares de textos traduzidos por pessoas. A partir dessa pesquisa, a ferramenta é capaz de oferecer as traduções mais adequadas ao usuário. O processo de inteligência por trás do tradutor da Google é conhecido como “statistical machine translation”, ou "tradução automática estatística".

Graças a esse método, o Google Translate é um dos serviços mais confiáveis disponíveis na atualidade. Em vez de utilizar palavras desconectadas para a tradução, como um dicionário comum, a plataforma analisa padrões a partir de documentos disponíveis na web. Dessa forma, o próprio tradutor aprende, de forma prática, a sintaxe, oferecendo ao usuário versões que se encaixam no padrão das traduções já realizadas por seres humanos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

É verdade que, como as traduções feitas pelo Google Translate são automáticas, nem sempre elas serão precisas. Como existem mais textos traduzidos do inglês para o português do que do romeno para o português, por exemplo, obviamente as traduções romenas serão menos confiáveis. De qualquer maneira, o serviço, de modo geral, responde bem aos diversos idiomas, já que todos os dias novos documentos traduzidos por humanos passam a integrar a internet.

Para melhorar a plataforma, a Google disponibiliza, inclusive, um campo para que os próprios usuários deem sugestões melhores para as traduções. As contribuições, que podem ser exibidas de forma anônima a outros usuários, servem para aumentar a qualidade do serviço.

Como usar o Google Tradutor?

Apesar do funcionamento por trás da plataforma ser complexo, o modo de uso do tradutor do Google é bastante simples.

1. Acesse o Google Translate.

2. Na página, selecione o idioma do texto e a língua que se deseja a tradução. Outras opções de idioma estão disponíveis na seta ao lado dos botões "português", "inglês" e "espanhol".

3. Digite ou cole o texto a ser traduzido no campo da esquerda e clique em "Traduzir". O texto convertido aparecerá no campo da direita.

4. Há também a opção de traduzir uma página completa da web, colando o endereço no campo da esquerda, e a opção de traduzir um documento do computador, fazendo seu upload.

Além de suas funções tradicionais, o Google Translate também está disponível para traduzir conteúdos dentro de qualquer aplicativo do Android. Para desfrutar dos benefícios, o usuário deve baixar o app Google Tradutor na Play Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.