Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o Google Tradutor | Textos, links e fotos

Por| Editado por Bruno Salutes | 06 de Julho de 2022 às 08h50

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Descobrir como usar o Google Tradutor pode ser uma excelente maneira de ressignificar textos — especialmente quando estudamos uma nova língua. Isso porque no que tange o aspecto da tradução, o serviço do Google se destaca como a alternativa gratuita, mais completa e acessível. Cada vez mais expansível, o serviço também conta com mais de 130 idiomas ao redor do mundo.

1. Traduzir palavras, textos, vozes e links

O Google Tradutor permite que você realize traduções multimodais. Em sua versão para celular (Android | iOS), é possível traduzir textos digitados, palavras captadas pelo microfone, textos escritos através da câmera (Google Lens) e até mesmo rasuras manuscritas realizadas na tela sensível ao toque.

Continua após a publicidade

Sua versão para computadores (Web) também conta com a maioria dos recursos citados acima, e ainda expande suas opções de tradução adicionando recursos para traduzir documentos e links de sites da internet. Sendo assim, é possível traduzir fala, escrita, sites e documentos com facilidade.

2. Tradução com a câmera do celular

Traduzir textos diretamente através da câmera do celular certamente é uma das funções mais incríveis do Google. Isso porque o aplicativo consegue identificar o idioma das palavras escritas e sobrepor traduções na sua língua nativa em poucos segundos.

Continua após a publicidade

Tal tecnologia é possível graças ao Google Lens (serviço de reconhecimento de imagem do Google) e pode ser uma maneira muito prática de traduzir um livro, uma placa ou cartaz quando você estiver visitando outros países.

3. Conecte-se traduzindo uma conversa

Outra funcionalidade interessante, está na funcionalidade “Transcrição” do Google Tradutor. Esse recurso solicita o uso do microfone do seu celular para escutar e traduzir palavras em tempo real na tela do seu smartphone. Tal recurso, é similar a função “Conversa” do Google Tradutor. No entanto, há um importante diferencial.

Continua após a publicidade

A função “Conversa” permite que você traduza até 2 idiomas em simultâneo. Essas traduções ficam disponíveis nos idiomas selecionados dividindo a tela em duas partes, também é possível ativar um microfone de cada vez. Na prática, esse recurso pode ser muito interessante quando dois interlocutores que não falam a mesma língua precisam se comunicar.

4. Traduções disponíveis off-line

Também é possível realizar traduções sem se preocupar com o sinal de internet. Quando você acessar a lista de idiomas do Google Tradutor, você pode tocar sobre o ícone de “Download” para baixar um arquivo de tradução off-line. Dessa maneira, o Google Tradutor pode continuar funcionando mesmo sem a presença de dados móveis.

Continua após a publicidade

Em suma, o Google Tradutor oferece diversas opções de tradução que se tornam mais precisas a cada dia. Vale a pena considerar o “Tradutor de bolso” quando você estiver viajando, traduzindo trabalhos acadêmicos ou mesmo estudando novas línguas. Gostou dessa dica? Compartilhe essa matéria com seus amigos!