Como usar o Google Tradutor

Como usar o Google Tradutor

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 06 de Outubro de 2021 às 15h00
(Imagem: Waldemar Brandt/Montagem: Kris Gaiato)

O Google Tradutor (Android l iOS l Web) é uma ferramenta que, como o nome já sugere, realiza a tradução entre diferentes idiomas. Além de termos e frases simples, também é possível traduzir textos em imagens, páginas da internet e áudios. O serviço, que é inteiramente gratuito, oferece um banco de dados de 108 idiomas e possui versões para Android e iOS.

Com uma popularidade inquestionável, o Google Tradutor é mundialmente conhecido e já foi utilizado por muitos usuários. No entanto, apesar de sua forte adesão, muitos não conhecem os bastidores da ferramenta. Então, que tal entender como funciona o serviço de tradução de uma vez por todas?

Como funciona o Google Tradutor

O Google Tradutor conta com uma base de 108 idiomas. (Imagem: Romain Vignes/Montagem: Kris Gaiato)

Para realizar a tradução entre os idiomas disponíveis no software, o Google Tradutor faz uma busca entre milhares de textos traduzidos por pessoas. A partir dessa pesquisa, a ferramenta é capaz de oferecer as traduções mais adequadas ao usuário. O processo de inteligência por trás do tradutor da Google é conhecido como “statistical machine translation”, ou "tradução automática estatística".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Graças a esse método, o Google Tradutor é um dos serviços mais confiáveis disponíveis na atualidade. Em vez de utilizar palavras desconectadas para a tradução, como um dicionário comum, a plataforma analisa padrões a partir de documentos disponíveis na web. Dessa forma, o próprio tradutor aprende, de forma prática, a sintaxe, oferecendo versões que se encaixam no padrão das traduções já realizadas pelos usuários.

É verdade que, como as traduções feitas pelo Google Tradutor são automáticas, nem sempre elas serão precisas. Como existem mais textos traduzidos do inglês para o português do que do romeno para o português, por exemplo, obviamente as traduções romenas serão menos confiáveis. De qualquer maneira, o serviço, de modo geral, responde bem aos diversos idiomas, já que todos os dias novos documentos traduzidos por humanos passam a integrar a internet.

Para melhorar a plataforma, a Google disponibiliza, inclusive, um campo para que os próprios usuários deem sugestões melhores para as traduções. As contribuições, que podem ser exibidas de forma anônima a outros usuários, servem para aumentar a qualidade do serviço.

Como usar o Google Tradutor?

Embora o funcionamento da plataforma seja complexo, o seu uso é bastante simples. Confira, a seguir, o passo a passo no aplicativo e na versão para Web.

Pelo aplicativo

Passo 1: acesse o Google Tradutor pelo aplicativo e, no topo da página, selecione o idioma referente ao texto original e àquele para o qual deseja traduzir. Digite o texto no campo indicado ou, se preferir, use as ferramentas de caneta ou áudio à esquerda da tela. Através do aplicativo, também é possível fazer traduções offline;

Pela versão mobile, é possível fazer traduções offline. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: o Google Tradutor para celular ainda é compatível com outros formatos, que estão disponíveis logo abaixo do campo de texto. Para começar, clique na opção "Câmera";

Use a câmera para traduzir textos em imagens. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: essa ferramenta permite traduzir textos em imagens. Para utilizá-la, aponte a câmera para uma frase ou parágrafo e determine os idiomas de entrada e saída no topo da tela. Aqui, é possível utilizar a tradução instantânea, que identifica o texto e o traduz na própria imagem, ou a opção de escanear, que destaca o texto e permite copiá-lo para a área de transferência. Por fim, o usuário também pode exportar uma imagem da galeria para realizar a tradução;

O Google Tradutor também permite digitalizar palavras em fotos. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: ao usar a tradução instantânea, aliás, a imagem será exibida com o texto no idioma selecionado;

Caso queira, também é possível importar imagens da galeria. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: de volta à tela inicial, clique sobre a opção "Conversa" — que, como o nome já sugere, realiza a tradução de falas. Para testar o formato, determine os idiomas, ligue o microfone e diga algo;

Use o microfone para traduzir áudios. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 6: por fim, há o botão de "Transcrição", cujo nome é bastante autoexplicativo. Através dessa ferramenta, é possível fazer a transcrição e tradução automáticas de falas. Escolha os idiomas e habilite o áudio para utilizá-la.

Ou transcreva e traduza discursos e falas. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pela versão para Web

Passo 1: diferentemente do Google Tradutor para celular, a versão para Web possui um funcionamento mais simples e, consequentemente, menos recursos. Para usar o serviço no PC, entre no site oficial. Em seguida, selecione a opção "Texto". Escolha um dos idiomas através da seta para baixo ou use a detecção automática. Digite o texto ou, se preferir, use o ícone de microfone para falar;

Faça a tradução em texto na versão para Web. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: também é possível visualizar páginas da internet em outros idiomas. Para tanto, cole o link no campo de texto e, à esquerda da tela, clique no botão indicado para abrir a página traduzida;

O Google Tradutor também permite traduzir páginas da internet. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: ainda é possível alterar o idioma fim. Basta tocar sobre aquele que está selecionado e escolher outro;

Escolha o idioma de sua preferência. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: o Google Tradutor possui um limite de texto de até 5000 caracteres. Felizmente, é possível driblar essa restrição através da opção "Documentos", que permite traduzir arquivos inteiros. Diversos formatos são aceitos, como .docx, .pdf, .txt e .xls. Clique no comando "Procurar no computador" para fazer o upload. Além dessas ferramentas, o serviço de tradução ainda permite acessar o histórico, salvar termos estrangeiros e contribuir com o banco de dados.

A ferramenta ainda permite traduzir arquivos inteiros. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Agora você sabe como funciona o Google Tradutor e como usar a ferramenta!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.