Por que o aniversário do Google não é celebrado no dia de fundação da empresa?

Por que o aniversário do Google não é celebrado no dia de fundação da empresa?

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Setembro de 2021 às 11h00
Reprodução/Google

Se você já abriu o buscador do Google hoje deve ter notado o doodle comemorativo de 23 anos da empresa, celebrados nesta segunda-feira (27). Apesar de sabido que o Google foi fundado como empresa em 4 de setembro de 1998, a própria empresa costuma celebrar seu aniversário em 27 de setembro. Por que isso ocorre? Teriam os pais registrado a "criança" em uma "data de nascimento" diferente da correta?.

Na verdade, a escolha de 27 de setembro como aniversário do Google parece ser fruto de uma mera conveniência e não há uma explicação exata do motivo por trás da escolha. A companhia solicitou incorporação no dia 4 de setembro de 98 e celebrou esse período como o dia de seu aniversário algumas vezes até 2006, quando oficializou o 27/09 como o dia de seu aniversário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um pouco de história

O domínio google.com foi registrado em 15 de setembro de 1997, mas a empresa entrou com pedido de constituição somente em 4 de setembro do ano seguinte. Como nunca houve um esclarecimento oficial, não dá para saber exatamente por quê existe essa divergência das datas nem por qual motivo o dia 27 de setembro foi o escolhido — e, para aumentar a confusão, no doodle de 15 anos, a própria gigante confirmou que não tem certeza de qual é exatamente o seu dia de aniversário.

"Numa companhia que tem a diversão profundamente incorporada em seu DNA como o Google, parece plausível que qualquer nova função seja uma grande festa, se assim você quiser", escreveu na época o chefe do time de doodle da empresa Ryan Germick.

Assim era a aparência inicial do protótipo do Google em 1997 (Foto: Reprodução/Softpedia)

Várias datas de celebração

Curiosamente, existem algumas outras datas celebradas com igual ênfase pelo Google ao longo da história. No anúncio de seu 5º aniversário, em 2003, a data escolhida foi 8 de setembro, depois mudou para 7 de setembro no ano seguinte e 26 de setembro em 2005. Desde 2006, portanto, é que a data 27 de setembro foi oficializada como o dia em que a dona do maior buscador do mundo celebra mais um ano de vida.

Um rascunho antes da versão final do doodle de 23 anos (Imagem: Reprodução/Google)

Voltando ao fim dos anos 1990, foi praticamente um ano inteiro de desenvolvimento e aprimoramento pelos então estudantes Sergey Brin e Larry Page, ambos alunos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os dois cofundadores haviam construído um mecanismo de busca juntos em seus dormitórios e desenvolvido seu primeiro protótipo, que foi ao ar oficialmente em 1998.

De lá para cá, sistema evoluiu bastante desde o primeiro servidor, alojado em um gabinete construído com peças de brinquedo, até os mais de 20 data centers em todo o mundo, além de um foco cada vez mais voltado para entregar informações de forma rápida e confiável às pessoas. Hoje, todos os dias, são feitas bilhões de pesquisas no buscador em mais de 150 idiomas.

Em resumo, o aniversário do Google poderia ser considerado 4 de setembro, mas a empresa prefere o 27 de setembro. O fato é que a Gigante das Buscas percorreu um belo caminho nesses 23 anos de vida: saiu de um despretensioso buscador de sites para uma das companhias empresas do mundo, com um portfólio imenso de produtos e serviços, além de ser referência no mundo da tecnologia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.