Publicidade

Como criar um blog | Dicas e Plataformas

Por  • Editado por  Guadalupe Carniel  | 

Compartilhe:
Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Afinal, como criar um blog? Começar um espaço virtual para escrever e publicar textos pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque muitas vezes quando tiramos as ideias do papel, elas nem sempre acontecem como havíamos imaginado. No entanto, desenhar um planejamento inicial e encontrar boas referências de plataformas para hospedar seu blog é um bom começo.

Pensando nisso, hoje em dia existem várias plataformas gratuitas onde é possível personalizar seu blog com templates, realizar edições avançadas de texto e até mesmo divulgar suas publicações de maneira integrada as redes sociais. Nesta matéria, confira algumas dicas e plataformas para criar seu blog!

1. Defina o conceito do seu blog

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em primeira instância, é necessário definir qual será o conceito do seu blog. Essa etapa é muito importante para pensar qual será seu público alvo, qual será o estilo das suas publicações e descobrir se é uma ideia mais nichada. Tudo isso ajuda a moldar seu conteúdo e planejar sua linha editorial.

Por exemplo, se for um blog de entretenimento com análises de filmes e séries, talvez seja interessante optar por textos mais curtos e menos densos, assim você pode produzi-los em maior quantidade e também em tempo de estimular uma conversa nas redes sociais sobre temas que estão em alta. Tal princípio, pode te ajudar a planejar o conteúdo.

2. Escolha uma plataforma para começar

Escolher uma plataforma para começar a criar seu blog certamente é uma das etapas mais importantes. Isso porque diferentes serviços oferecem ferramentas que podem ser mais (ou talvez, menos) interessantes para sua proposta. Pensando nisso, confira algumas das plataformas mais populares e suas principais características:

Medium

  • Compatibilidade: Android, iOS, Web
  • Preço: gratuito com opção de compras no app (a partir de $5,00 USD)

Medium é uma plataforma que oferece excelentes recursos para publicação e formatação de textos. Uma das suas principais vantagens está na sua sincronização, você pode escrever a todo o momento utilizando sua conta em múltiplos dispositivos.

Continua após a publicidade

Wix

  • Compatibilidade: Android, iOS, Web
  • Preço: gratuito com opção de compras no app (a partir de R$ 6,00)

Wix é um serviço bem amigável com quem não tem experiência em criar blogs e sites. Seus elementos são totalmente personalizáveis e a plataforma oferece suporte para quem deseja adquirir um domínio próprio na internet.

Continua após a publicidade

Google Blogger

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito

O Google Blogger também é uma excelente plataforma para começar a criar seu blog. Totalmente gratuito, o Blogger permite que você personalize seu design, aproveite um domínio gratuito (blogspot) e ainda monetize suas publicações através do Google AdSense.

Continua após a publicidade

WordPress

  • Compatibilidade: Android, iOS, Web
  • Preço: gratuito com opção de compras no app (a partir de R$ 25,00)

WordPress é uma plataforma desenvolvida para criar com facilidade. Entre suas maiores vantagens, o serviço oferece vários plugins e ferramentas para personalizar e automatizar seu blog.

Continua após a publicidade

3. Conheça bancos de imagens gratuitos

Conhecer bancos de imagens também é algo muito útil. Afinal, existem vários sites na internet que permitem que você use imagens gratuitamente apenas creditando o nome dos autores. Esse é o caso de plataformas como Unsplash, Pixabay, Freepik, entre outros. Vale a pena conferir!

4. Encontre seus formatos de texto

Continua após a publicidade

Encontrar uma forma ou gênero para seu conteúdo também é algo essencial. Isso porque as pessoas conseguem reconhecer facilmente gêneros textuais (artigo, análise crítica, matéria jornalística, lista de dicas, tutoriais) e você pode usar isso para “ter um norte” na hora de escrever seus conteúdos.

Pensando nisso, as características do seu texto dizem muito sobre o que você está escrevendo. Essa pode ser uma forma de guiar-se quando você estiver cuidado da padronização e formatação dos seus textos. Inclusive, isso pode te ajudar a definir qual será a frequência de publicações.

5. Conheça suas ferramentas de escrita

Continua após a publicidade

Explore todas as opções de formatação da plataforma escolhida. Muitas vezes às plataformas oferecem funções interessantes que os usuários demoram certo tempo para descobrir. Então, é interessante testar o máximo possível: recursos para incorporar publicações, adicionar vídeos do YouTube, criar tópicos, formatar títulos, inserir citações, formatar imagens.

6. Configure o layout do seu blog

Transformar a navegação do seu blog em algo simples, também pode ser outro atrativo para seus leitores. Durante a criação da identidade visual do seu blog, muitas plataformas disponibilizam templates editáveis onde você pode escolher cores, formas, elementos gráficos e até mesmo seu feed de publicações.

Sendo assim, optar por algo mais leve e intuitivo pode te ajudar a melhorar a experiência dos leitores acessando seus textos. Considere dar destaque a suas publicações mais recentes e adicionar elementos que recomendem outras publicações.

Continua após a publicidade

7. Dê destaque para suas redes sociais

Destacar suas redes sociais na navegação do blog, pode ser uma ótima maneira de mostrar quem está por trás das publicações. Dessa maneira, fica mais fácil criar um vínculo com os leitores e dar visibilidade para seus conteúdos nas redes sociais. Além disso, existem ferramentas que divulgam automaticamente suas novas publicações nas redes sociais, isso por ser ótimo para aumentar seu alcance.

8. Considere um domínio personalizado

Continua após a publicidade

Na internet, adquirir um domínio personalizado significa que aquele site é autêntico e também é a principal fonte daquele conteúdo. No entanto, registrar seu site como um domínio próprio é um processo pago que talvez seja mais interessante para marcas e empresas.

Mas, caso você queira garantir mais originalidade, vale a pena verificar a disponibilidade e explorar quais tipos de domínio existem na internet. Com essas dicas, fica mais fácil criar um blog e começar a escrever na internet. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!