Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cidadãos estadunidenses vão ao tribunal contra monitoramento da Google

Por| 20 de Agosto de 2018 às 20h10

Link copiado!

Cidadãos estadunidenses vão ao tribunal contra monitoramento da Google
Cidadãos estadunidenses vão ao tribunal contra monitoramento da Google
Tudo sobre Google

Após ser pressionada para revelar que faz o rastreio de seus clientes mesmo quando eles optam por desligar as configurações do HIstórico de Localização, a Google está enfrentando a ira dos internautas. Com a falha exposta pela Associated Press, ativistas em Washington decidiram pedir à Federal Trade Commission (FTC, na sigla em inglês) que verifique se a Google viola seu decreto de consentimento ao manter o rastreio de clientes que optam por não serem localizados.

Na última sexta-feira (17), advogados do Eletronic Privacy Information Center enviaram uma carta de três páginas à FTC, defendendo que houve a quebra da legislação e exigindo as providências que porventura caibam ao caso.

Além disso, o Tribunal de San Francisco, na Califórnia, recebeu também na última sexta-feira (17) ação de advogados representantes de Napoleon Patacsil, um cidadão de San Diego que argumenta que a Google está violando a Lei de Invasão de Privacidade do estado. O processo pretende ser uma ação coletiva que permitirá a outros cidadãos comuns ingressarem na disputa jurídica, o que deve fazer com que o trâmite leve alguns meses para resultar em alguma decisão.

Atualmente, é possível evitar que a Google monitore seus passos desligando tanto o histórico de localização quanto as atividades na web e nos aplicativos utilizados. A ação é simples e pode ser feita pelos próprios usuários, mas resulta na impossibilidade de usar alguns recursos da busca personalizada, preenchimento automático e do Google Assistente.

Continua após a publicidade

Fonte: Ars Technica