Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google rastreia sua localização mesmo sem você querer; saiba como evitar

Por| 13 de Agosto de 2018 às 17h18

Link copiado!

Google rastreia sua localização mesmo sem você querer; saiba como evitar
Google rastreia sua localização mesmo sem você querer; saiba como evitar
Tudo sobre Google

Uma pesquisa divulgada nesta segunda (13) pela Associated Press mostra que, mesmo que o usuário tenha desligado a opção de “histórico de localização”, o Google ainda sabe onde ele está e continua rastreando seus passos. O estudo foi confirmado por pesquisadores de ciência da computação de Princeton e mostra que mesmo com a opção desligada, a Google continua guardando suas informações de localização.

O veículo comprovou isso de forma muito simples. Um dos pesquisadores, chamado Jonathan Mayer, ficou uma semana com o histórico de localização desligado e continuou a utilizar o aparelho normalmente. A expectativa era de que o device não mais guardasse suas informações.

Contudo, ao religar a opção de histórico após a semana de uso, Mayer recebeu um relatório preciso de sua localização mesmo nos dias em que ficou com a opção desligada, comprovando que a Google continuou rastreando seus movimentos durante o período. O mapa com as informações (menos dados da casa de Mayer) está disponível no site da Associated Press (link no fim da notícia).

Então, como fazer para que a empresa não passe a efetivamente reter essas informações de local? Antes, é preciso saber que a Google explica que há uma série de diferentes formas pelas quais a empresa levanta informações geográficas do usuário. A primeira é pelo histórico, mas há também uma configuração de atividade em aplicativos e na web.

Continua após a publicidade

Esta opção chamada oficialmente de “atividade na Web e Apps” é o que permite que a Google continue rastreando as informações de sua conta. Segundo a empresa, esta ferramenta “ajuda a fornecer resultados mais rápidos com o preenchimento automático das pesquisas, bem como experiências mais inteligentes e úteis do Maps”, mostrando que está ligada a serviços de localização.

Assim, caso você não queira ter sua localização totalmente registrada, é preciso desligar tanto o histórico quanto a atividade em web e apps. Para isso, bastam alguns passo simples.

Histórico de Localização

1. Vá nas configurações do smartphone e procure Google;

Continua após a publicidade

2. Em seguida, vá em Localização, toque em Histórico de localização na parte inferior da tela e desmarque a opção de rastreamento. Caso você queira ver o que a Google já tem de você, toque em Gerenciar Linha do Tempo também nesta tela.

Atividade na Web e Apps

1.Para retirar esta opção, vá também em configurações do smartphone e procure Google;

Continua após a publicidade

2. Em seguida, toque em Conta do Google;

3. Nesta tela, aparecerá a opção “Revise suas configurações de privacidade”, toque em Primeiros Passos;

4. Nesta tela, desça até Atividade na Web e Apps e toque em gerenciar atividade na web e apps e, em seguida, em Alterar Configuração. Na próxima tela, apenas desmarque a opção Atividade na Web e de apps;

Continua após a publicidade

5. Também é possível apagar seu histórico de localização manualmente. Na tela de Atividade de Web e Apps, basta tocar nos três pontinhos ao lado da atividade e colocar Excluir. Contudo, é preciso fazer um a um, ou excluir todo o histórico de pesquisa, atividades e localização de uma só vez.

Vale lembrar que a retirada da opção de Atividades na Web e Apps também exclui uma série de ações como busca personalizada e preenchimento automático de pesquisa. A função também afeta o Google Assistente.

Continua após a publicidade

Fonte: Associated Press