Chrome ainda é o navegador mais usado do mundo, mas Edge cresce
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google Chrome mantém a liderança entre os navegadores mais usados há mais de uma década em todo o mundo e continua dominando o segmento com cerca de 65% do mercado. Enquanto isso, os esforços da Microsoft em oferecer recursos integrados de IA no Bing ajudaram o Edge a crescer 1% nos aparelhos dektop no mês de janeiro em relação ao final de 2023, segundo dados do StatCounter.
- Como limpar o cache do navegador | Guia Prático
- Foco na privacidade | Os 8 navegadores mais seguros no Android
Os números do relatório de janeiro de 2024 trazem outras curiosidades sobre o comportamento do público — especialmente a diferença entre os navegadores preferidos dos brasileiros em relação ao resto do mundo.
Navegadores mais usados
Ao analisar o quadro geral de utilização dos navegadores, há pouca alteração na preferência do público nos últimos meses, mas algumas variações são identificadas na segmentação por desktop e celular.
Geral
O Google Chrome assumiu a liderança mundial entre os navegadores mais usados em maio de 2012, ao ultrapassar o finado Internet Explorer, e desde setembro de 2018 alcança mais de 60% do mercado.
Desktop
Entre os computadores, o Edge e o Firefox cresceram 1 ponto do mercado em comparação ao ano anterior, enquanto os navegadores Chrome e Safari perderam cerca de 2% do público.
- Chrome — 64,84%
- Edge — 12,96%
- Safari — 8,83%
- Firefox — 7,57%
- Opera — 3,23%
Celular
De janeiro de 2023 a janeiro de 2014, o Chrome perdeu 1 ponto percentual da fatia de mercado para celular enquanto o Safari cresceu na mesma proporção.
- Chrome — 64,74%
- Safari — 25,07%
- Samsung Internet — 4,39%
- Opera — 2,15%
- Firefox — 0,5%
- Edge — 0,3%
Navegadores mais usados no Brasil
Os brasileiros têm preferências diferentes em relação ao resto do mundo na escolha de navegadores, o que pode estar relacionado à preferência do público por modelos e marcas diferentes. O alto preço dos produtos Apple no Brasil, por exemplo, pode responder aos índices mais baixos do Safari em comparação aos dados mundiais.
Geral
No Brasil, o Chrome tem 10% a mais de presença no mercado do que média global.
- Chrome — 75,48%
- Safari — 9,07%
- Opera — 5,03%
- Edge — 4,76%
- Samsung Internet — 2,23%
- Firefox — 2,22%
Desktop
Na comparação com os dados mundiais, chama a atenção a forte presença do Opera junto aos brasileiros. No entanto, vale notar que o navegador teve uma queda de quase 3% entre janeiro de 2023 e 2024. Já o Microsoft Edge cresceu pouco mais de 1 ponto nesse período.
- Chrome — 72,04%
- Opera — 10,22%
- Edge — 9,89%
- Firefox — 4,58%
- Safari — 1,5 %
Celular
A divisão de mercado no segmento de celular é bastante estável entre os brasileiros, com liderança absoluta do Google Chrome.
- Chrome — 78,64%
- Safari — 15,58%
- Samsung Internet — 4,19%
- Opera — 0,6%
- Edge — 0,26%
- Firefox — 0,22%
Fonte: StatCounter