Central do Google vai mostrar se um anúncio é legítimo
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google anunciou o lançamento global da sua nova Central de Transparência de Anúncios nesta quarta-feira (29). A renovação ocorre para oferecer mais informações sobre os anúncios e facilitar a experiência de uso do público.
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As mudanças vão afetar todos os tipos de anúncios das plataformas Google, como Busca, YouTube e Display — anúncios que aparecem em páginas parceiras. Serão exibidos mais dados para que as pessoas entendam do que se trata o anúncio.
Estes são alguns dos dados que passarão a ser mostrados na Central reformulada:
- Todos os anúncios dos anunciantes que rodam nas plataformas;
- Quais anúncios foram mostrados em determinada região regiões;
- A data que um anúncio rodou e o seu formato.
A reformulação da Central deve permitir que mais gente saiba se uma propaganda é verdadeira ou não, o que gera maior confiança no clique e amplia a conversão das campanhas.
Como vai funcionar na prática?
Um exemplo prático: imagine que você é fã de uma marca de alimentos que acaba de lançar novo produto e queira saber onde comprá-lo na sua cidade. Você vê um anúncio, mas não reconhece o produto em si, por ser um lançamento.
Nesse caso, é possível pesquisar por aquela propaganda para saber se ela realmente foi criada pela empresa alimentícia. É só acessar a Central de Transparência de Anúncios, efetuar uma busca pelo nome do anunciante e comparar se aquele anúncio é legítimo.
O recurso pode ser acessado diretamente no atalho da “Minha Central de Anúncios”, disponível no menu de três pontos e localizado ao lado dos anúncios. Ali estarão presentes informações sobre o anunciante e opções para bloquear, curtir ou reportar um anúncio fraudulento.
Para ajudar na diferenciação, o Google testa um selo azul que deve ser mostrado no caso de anunciantes verificados. Não ter a marca não significa se tratar de anúncio falso, porque empresas ainda não verificadas podem impulsionar seus negócios de modo legítimo, mas é um fator para ficar atento.
Bloqueio de anúncios
Em 2022, o Google afirma ter removido 5,2 bilhões de anúncios, restringido 4,3 bilhões de propagandas e suspendido mais de 6,7 milhões de contas de anunciantes. Os números impressionam pelo volume de infrações cometidas por empresas, agências ou pessoas físicas.
O crescimento em apenas um ano foi de 2 bilhões de anúncios. Mais de 1,5 bilhão de páginas foram penalizadas por tentar exibir propagandas no Google sem estar enquadrados nas regras. A maioria está relacionada a temas proibidos pelas diretrizes da empresa, como conteúdo sexual, drogas, armas e apostas online.
Segundo a companhia, isso só foi possível graças a um sistema de combinação entre um algoritmo de inteligência artificial e aprendizagem de máquina que identifica o descumprimento, associado a uma revisão feita por humanos.
Para o diretor de produto para segurança de anúncios do Google, Alejandro Borgia, a missão da empresa é oferecer uma experiência de anúncios segura e confiável para todos. “Ao longo de 2023, vamos continuar nossos esforços para combater abusos em nossas plataformas ao mesmo tempo em que ajudamos anunciantes e publishers a progredir em seus negócios”, explicou o executivo.
Como surgiu a Central de Transparência de Anúncios?
Segundo dados do Google, mais de 30 milhões de pessoas interagem diariamente com os recursos de transparência de anúncios. A empresa tem investido em melhorias nos últimos cinco anos para oferecer mais segurança.
A atual Central de Transparência começou a ser trabalhada em 2018, nos Estados Unidos, quando se iniciou um trabalho para verificar os anunciantes interessados em usar plataformas para exibir propagandas eleitorais. O objetivo era mostrar quem pagou pelo anúncio para assim haver identificação em caso de descumprimento das normas.
A iniciativa evoluiu nos anos seguintes e extrapolou o campo da política. Desde 2020, o Google solicita aos anunciantes que confirmem informações sobre a área de atuação, o local de operação, os principais produtos e os serviços oferecidos.
No ano passado, a Gigante das Buscas lançou uma ferramenta chamada Minha Central de Anúncios, que transfere para o usuário o controle de quais assuntos patrocinados ele vai ver em sites, buscas e no YouTube.
Chegando para complementar esses recursos, a nova Central de Transparência de Anúncios será disponibilizada gradualmente para todos os usuários ao longo das próximas semanas. Se sua conta não for contemplada de imediato, é só aguardar mais um pouco para receber o acesso.