Publicidade

Busca do Google ganha opção para ouvir resumo de IA como se fosse um podcast

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

A Busca do Google agora pode entregar resultados em formato de áudio. O recurso foi anunciado pela empresa neste fim de semana e utiliza modelos de inteligência artificial do Gemini para gerar os resumos, semelhante ao que faz o NotebookLM. 

O “Audio Overview” (Visão geral em Áudio, em português) utiliza IA generativa para entregar, em mais um tipo de formato, a resposta sobre um tema buscado na plataforma. 

A mídia aparece nos resultados da busca, assim como os resumos de IA, com opções alterar a velocidade de reprodução. Junto do áudio, há uma série de links com as fontes utilizadas para gerar a mídia e também para enriquecer a pesquisa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Há também a opção de avaliar a resposta em áudio com “gostei” e “não gostei”, para que o sistema entenda suas preferências e melhorias possam ser aplicadas.

De acordo com o Google, o resultado em áudio aparece quando os "sistemas determinam que pode ser útil” — ou seja, não aparecerão sempre e nem é possível prever, até o momento, os tipos de buscas com a maior chance de acionar a novidade

Para receber as respostas na Busca do Google em áudio, o usuário precisa acessar o Labs (labs.google.com), onde a empresa disponibiliza diversos recursos da plataforma ainda em fase de testes, e ativar o experimento das “Visões Gerais criadas com IA e mais”.

Contudo, conforme observado em testes do Canaltech com contas brasileiras, ainda não era possível habilitar o recurso experimental.

Questionado pela reportagem sobre a disponibilidade no Brasil, o Google afirmou que a novidade, por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos.

Áudios com IA não são novidade

Antes da chegada da Visão Geral em Áudio, no NotebookLM, plataforma do Google qu cria cadernos virtuais com IA, já era possível criar "podcasts" com IA generativa

Continua após a publicidade

A ferramenta utiliza informações enviadas para plataforma, incluindo PDFs, documentos, imagens, vídeos do YouTube e mais, e gera um áudio em formato conversacional, que explica o conteúdo em formato de áudio. 

O recurso está disponível pela versão web e no aplicativo do NotebookLM.

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*