Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas de agosto [2019]

Por Patrícia Gnipper | 28 de Agosto de 2019 às 19h20
Creative Boom

E aí, sua conta bancária está tranquila ou em prantos neste fim de mês? Se a coisa estiver "feia" por aí e você já estiver se preparando emocionalmente para curtir um fim de semana em casa, comendo pipoca de microondas e assistindo à Netflix, se liga só nas dicas gratuitas de agosto!

Aqui, a gente indica coisas legais que a internet oferece totalmente de graça, para você passar um tempo, se divertir, aprender novos conhecimentos, e mais!

Rádio online com a vibe dos anos 1980

O revival dos anos 1980 pegou fogo no início da década de 2000 e permanece firme e forte até hoje. Afinal, a década em questão foi uma das mais repletas de novidades em todas as áreas do conhecimento e da cultura geral, incluindo, claro, música e televisão. Então que tal ouvir uma musiquinha despretensiosa como se você estivesse mesmo na década de 1980 enquanto curte vídeos promocionais da época na telinha?

É o que a rádio online Poolside.FM oferece. Ali há cerca de 250 faixas diferentes para ouvir de graça, com cerca de 12 horas de música no total, e as músicas são extraídas do SoundCloud. Mas a rádio online é mais do que uma simples lista de reprodução: ela é mesmo uma "vibe", que faz você se sentir como se estivesse relaxando à beira da piscina em um dia quente do verão de 1987. Ah, e o design atual do site é um show à parte, agradando àqueles que sentem falta da estética dos computadores da década seguinte, os anos 1990.

Centenas de filmes russos em HD e com legenda

Se você curte o cinema russo, ou se não conhece absolutamente nada sobre isso e quer descobrir um mundo novo, se liga no canal da produtora Mosfilm no YouTube. O estúdio russo de cinema decidiu liberar em sua conta, de graça, centenas de filmes clássicos e aclamados da sétima arte russa, com novas publicações acontecendo semanalmente.

Mais de 300 GB de canções de jazz para ouvir e baixar

O que seríamos de nós sem o trabalho do Archive.org, não é mesmo? O site que se dedica a ser um verdadeiro museu virtual da nossa sociedade também tem um acervo com mais de 300 GB de canções de jazz para ouvir e baixar de graça.

O material conta com a curadoria do professor David W. Niven, que colecionou registros de apresentações ao vivo das maiores lendas do jazz, tudo catalogado em mais de 650 fitas cassete. E é exatamente esta coleção que agora faz parte do Archive.org. Há mais de mil horas de gravações, incluindo nomes peso-pesado como Duke Ellington, Charlie Parker, Thelonious Monk, Chet Baker, Frank Sinatra, Django Reindhart, Billie Holiday e muitos outros. O acervo conta com um período entre 1921 até 1991.

Curso de divulgação científica

Se você curte ciência e também gosta de escrever, já trabalha com isso ou só mantém um blog em alguma plataforma como o Medium ou similares, que tal aprimorar suas habilidades de divulgação científica? A Fiocruz está oferecendo o curso online e gratuito de Introdução à Divulgação Científica, com o curso tendo duração de um ano. Então, você pode fazer as aulas até julho de 2020. São 30 horas de aulas no total e o curso é livre, autoinstrucional e no formato MOOC; ou seja, qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha interesse pelo tema. Você segue o próprio ritmo e acessa os materiais quando quiser e puder.

Ao final do curso, o aluno será capaz de compreender o percurso histórico da divulgação científica no Brasil e no mundo, reconhecer a importância de manter um diálogo entre cientistas e a sociedade, e utilizar ferramentas para realizar ações assertivas de divulgação científica. Materiais complementares são oferecidos em diferentes formatos, além de tudo.

eBook para melhorar sua capacidade de aprendizado

Sempre encontramos eBooks legais para baixar de graça no catálogo da Amazon, e um livro que está fazendo sucesso por lá é este aqui: Aprenda como Einstein | Técnicas de aprendizagem acelerada e leitura efetiva para pensar como um gênio: Memorize mais, se concentre melhor e leia eficazmente para aprender qualquer coisa.

Com um título tão autoexplicativo como este, a gente não precisa prolongar aqui a indicação. A ideia é, em suma, que você aprimore sua capacidade de aprendizado seguindo uma coleção de técnicas reveladas pelo autor, tudo para que você retenha mais informações do que estiver estudando. O autor preparou essas dicas com base em pesquisas sobre neurociência e psicologia cognitiva, e também contou com a experiência de profissionais líderes em técnicas de aprendizagem acelerada. É de graça e você lê o livro no aplicativo Kindle, que também é gratuito para Android e iOS.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.