Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

András Arató | Quem é o húngaro por trás do meme rindo de nervoso?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2022 às 15h05

Link copiado!

András Arató/Instagram
András Arató/Instagram

Você certamente conhece András Arató, mesmo que não saiba: ele é o simpático senhor de cabelos grisalhos cujo sorriso passou a ser usado como sinônimo de alguém rindo de nervoso graças ao meme "Hide the pain Harold".

Arató é húngaro, tem 76 anos e virou uma estrela global após sessão de fotos para um banco de imagens. Nas redes sociais, sua imagem é usada para simbolizar alguém que está rindo falsamente, mesmo quando sofre ou está em uma situação embaraçosa.

Continua após a publicidade

Não é a toa que Arató usa nas redes sociais o nome "Hide the pain Harold" (Harold escondendo a dor, em tradução livre). Depois da foto viralizar, o engenheiro eletricista deixou o emprego de lado para viajar o mundo fazendo aparições especiais em festas e dando palestras.

A rotina do homem é tão agitada que chegou a viajar mais de 20 vezes em apenas um ano para aparecer em programas de TV ou participar de eventos, conforme declarou ao jornal britânico The Guardian. O sorriso mais famoso do mundo tem até uma música em homenagem a ele, composta pela banda Cloud 9+, do seu país natal.

Qual a origem do meme rindo de nervoso?

Continua após a publicidade

A fama veio após participar de uma sessão de fotos para um grande banco de imagens da internet. As pessoas costumam comprar esse tipo de fotografia para utilizar em sites ou redes sociais. Na época, foi convidado a posar em ensaios diferentes e em várias situações por mais de dois anos.

Embora tenha muitas fotos por aí, foi o sorriso meio desconcertado/triste que fez dele um fenômeno da web em 2010. "Eu passei 40 anos como engenheiro, já tinha falado em algumas conferências da área, mas é muito diferente de aparecer na televisão e em vídeos no YouTube. Eu posso ser o 'Hide the Pain Harold', mas não sou um cara triste. Na verdade, me considero bem feliz", declarou Arató ao The Guardian.

Ele disse acreditar que as fotos seriam usadas apenas por empresas ou em páginas da internet, mas jamais imaginava ser um meme. "As pessoas cobriram o texto das minhas fotos, falando sobre suas esposas as deixando, dizendo que sua identidade havia sido roubada e que sua conta bancária foi esvaziada. Eles usaram minha imagem porque parecia que eu estava sorrindo com a dor”, explica András.

Continua após a publicidade

Quando viu que as brincadeiras não iam parar, decidiu tirar proveito disso e assumir o personagem. Recebeu propostas para fazer comerciais e convites para falar sobre a sua vida, tanto que hoje é o rosto de várias marcas mundo afora.

András Arató no Brasil

O homem por trás do meme rindo de nervoso (ou "chorrindo", se preferir) está no Brasil e começou seu tour por São Paulo (SP). Ele já postou fotos em vários pontos turísticos da cidade, como o Parque Ibirapuera e os estádios do Pacaembu e Allianz Parque.

Continua após a publicidade

Ontem (16), aproveitou o feriado para tomar uma cerveja em algum bar da capital paulista. Com seu semblante característico, ele postou uma foto com um copo na mão e brincou sobre estar tendo "dias difíceis em São Paulo". No bairro japonês da Liberdade, tirou uma foto (veja acima) com o sorriso que lhe rendeu a fama.

Arató havia anunciado no dia 13, quando ainda estava em Madrid, que viria ao Brasil. O motivo da visita não foi revelado, mas provavelmente deve ser para participar de algum evento por aqui.