Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AjudeRS | Site lista pontos de coleta para doações ao Rio Grande do Sul

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2024 às 10h32

Link copiado!

Joel Muniz/Unsplash
Joel Muniz/Unsplash

O AjudeRS é uma plataforma que lista pontos de coleta de doações que serão enviadas às cidades afetadas pelas chuvas, enchentes e inundações no Rio Grande do Sul. A tragédia climática no estado gaúcho mobilizou pessoas de todo o país para o envio de suprimentos e a plataforma conecta as pessoas que desejam ajudar com as organizações que recebem todos os mantimentos. 

O site exibe uma lista de igrejas, ONGs, empresas e outros espaços que recebem doações por todo o Brasil — em cada item, há um endereço e uma forma de contato, como o WhatsApp da pessoa responsável. Já são mais de 17 unidades cadastradas, espalhadas entre Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Qualquer pessoa pode adicionar um novo ponto de coleta para envio de doações ao estado. Nesse caso, basta preencher um formulário gratuitamente com informações principais do local e uma descrição com os suprimentos aceitos.

Continua após a publicidade

Desenvolvedor quis criar solução prática

A plataforma foi criada pela empresa Highline Venture Builder num processo que durou três dias entre a fase inicial e a implementação. Em conversa com o Canaltech, o desenvolvedor Lucas Rafael comentou as motivações da criação e trouxe detalhes sobre ajustes futuros para melhorar a experiência.

“Tenho amigos e pessoas que estão lá, são mais de 400 cidades que infelizmente foram afetadas e tem muitos vilarejos, pontos de coleta e casas que viraram pontos de coleta, mas as pessoas não sabem”, explica Rafael. “A ideia do aplicativo por ora é subir todos esses pontos e localizações para facilitar a logística, para os voluntários irema os locais e distribuírem os suprimentos”, completa.

O usuário que cadastra um local precisa ter certeza da procedência do lugar que recebe as doações, mas a plataforma deve ser atualizada em breve com mais filtros de verificação. “Os dados do formulário precisam ser reais para cadastro do ponto de anexo e do ponto de coleta. É necessário trazer praticidade para o cadastro, mas também proporcionar segurança. Vamos subir uma atualização que usa IA para ajudar na validação da base de dados, fazendo a varredura de forma mais rápida para garantir pontos seguros”, explica o desenvolvedor.

Por fim, o desenvolvedor menciona mais novidades com relação à logística de envio: “entendemos que temos muitas pessoas, ONGs e instituições que estão juntando muitos suprimentos, porém têm dificuldade nos meios de transporte para envio. Vamos subir uma atualização com espaço para motoristas, logísticas e transportadoras cadastrarem seus veículos e fazer esse match entre o veículo e o suprimento que precisa ser enviado."

O AjudeRS pode ser acessado em pontosdecoletars.online/ajuders.

Ajude o Rio Grande do Sul

Continua após a publicidade

Além disso, você pode conferir como enviar doações via Pix para as vítimas, aprender formas de evitar golpes no processo e conhecer perfis nas redes sociais que tentam localizar animais perdidos na tragédia.