Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5G chegará a mais quatro capitais na próxima segunda-feira (22)

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Agosto de 2022 às 18h30

Link copiado!

pixabay-ADMC
pixabay-ADMC

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que vai liberar o sinal do 5G Standalone (SA), ou 5G puro, em mais cinco capitais na próxima segunda-feira (22). As próximas cidades a receberem a ativação da rede de internet de alta velocidade são Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

A tecnologia da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz) já está disponível em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA).

Neste primeiro momento, o 5G chegará a apenas alguns bairros dessas capitais, uma vez que o edital determina que seja instalada uma antena para cada 100 mil habitantes. Com o passar dos anos, a proporção deve diminuir e mais pessoas serão beneficiadas com a rede, além disso, algumas operadoras estão instalando mais antenas do que o mínimo exigido pela legislação.

Continua após a publicidade

Atrasos no cronograma do 5G

A ativação do 5G no Brasil tem enfrentado uma série de atrasos. O cronograma oficial previa que a rede estivesse funcionando em todas as capitais brasileiras até o dia 31 de julho. Porém, o prazo foi prorrogado pela Anatel por conta de atrasos na entrega dos equipamentos que precisaram ser instalados para evitar a interferência do 5G em serviços profissionais de satélite.

Agora, o 5G precisará estar funcionando nas 26 capitais e no Distrito Federal até o dia 27 de novembro. Porém, a tendência é que a ativação ocorra antes disso, já que as operadoras estão em ritmo acelerado na instalação de antenas e filtros.

Ainda falta ativar o 5G SA em: Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA). Nas cidades que não são capitais, a ativação ocorrerá de forma gradual até 2029.

Continua após a publicidade

Mais que internet rápida

O 5G é o nome dado à quinta geração de redes móveis, pelas quais smartphones e outros dispositivos inteligentes terão acesso à internet e poderão estabelecer comunicação entre si.

A tecnologia estreou prometendo entregar taxas de transferência de dados estabelecidas entre 10 Gbps e 20 Gbps (de 10 a 100 vezes mais veloz que o 4G) ao utilizar melhor as faixas de ondas de rádio no espectro de ondas eletromagnéticas — tipo de onda também utilizado pelo Wi-Fi, Bluetooth e TV aberta, por exemplo.