Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo começa troca de parabólicas para a ativação do 5G puro

Por| 12 de Julho de 2022 às 13h20

Link copiado!

Pixabay/mohamed_hassan
Pixabay/mohamed_hassan

O chamado 5G “puro”, que atua sozinho na frequência de 3,5 GHz com velocidade que pode chegar até mais de 100 vezes que o 4G, começou a funcionar em Brasília na semana passada. Agora, as próximas praças a ativar a quinta geração de internet móvel se prepara para receber a novidade. E um passo primordial é a troca das atuais antenas parabólicas, que podem interferir no sinal. Essa fase começa nesta semana em São Paulo (SP).

A capital paulista recebe ação do programa Siga Antenado, que prevê a distribuição e instalação de 27 mil kits digitais gratuitos, que vão substituir as atuais tradicionais usadas por várias pessoas de baixa renda para sintonizar canais de televisão. A ação atende às famílias inscritas em iniciativas sociais do Governo Federal.

A entidade não governamental e sem fins lucrativos Siga Antenado foi criada por determinação da própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o propósito de agilizar o processo de migração da transmissão de sinal dos canais abertos de TV via parabólica. Em breve, essa conexão será interrompida, justamente para que o 5G atue na atual faixa de frequência.

Continua após a publicidade

Assim, para continuar recebendo o sinal, as pessoas que utilizam as atuais antenas parabólicas “sociais” precisam realizar essa troca por aparelhos que operam em outra faixa, a Banda Ku. 0As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura, não sofrerão qualquer tipo de alteração.

Como faço para instalar a nova parabólica em São Paulo?

Para fazer o agendamento de instalação do kit gratuito na capital paulista, você precisa fazer parte das famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento. Se você se enquadra nessa definição, então deve ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado.

Enquanto isso, outras capitais que estão na fila para ativar o 5G puro também devem realizar essa mesma troca de parabólicas. De acordo com a Anatel, as próximas cidades a receberem a quinta geração de internet móvel “pura” são Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Contudo, ainda não há uma data definida para a estreia, nem em São Paulo e nem nessas outras praças.