Publicidade

5 curiosidades sobre o metaverso

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Dezembro de 2021 às 15h06

Link copiado!

WildMediaSK/Envato
WildMediaSK/Envato

Você já ouviu falar no metaverso? Essa nova tecnologia é uma versão aprimorada da realidade aumentada (VR), que permite que várias pessoas compartilhem um espaço virtual colaborativo e imersivo. Então, metaverso é o nome da união desses vários mundos virtuais que existem na internet. Bem legal, né? Parece até a sinopse de um filme de ficção científica, mas já é parte da realidade!

Nesses últimos meses, o metaverso é um assunto que tem ficado cada vez mais popular na internet. Afinal, essa tecnologia pode estar mais próxima de existir do que a gente imaginava. Será que esse é o futuro da internet?

Metaverso x Realidade Aumentada: qual a diferença?

Gente, vale explicar que existe uma diferença importante entre metaverso e realidade aumentada (RA). A tecnologia de RA faz parte do metaverso quando estamos falando de um ambiente virtual que interage com elementos do mundo real. Mas, nem sempre isso acontece: no metaverso, também existem espaços que são apenas virtuais. Então, essa é uma diferença muito importante, tá?

Ah! E o mundo virtual é construído a partir de uma série de tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada ou estendida, realidade mista e holográfica. Essas são algumas das principais diferenças apontadas pelo Hospitalar Hub, sobre essa tecnologia. Olha só:

  • realidade virtual: cria um ambiente próprio totalmente novo, ou independente do mundo real;
  • realidade aumentada ou estendida: quando um ambiente virtual inclui elementos do mundo real;
  • realidade mista: é o nome dado a realidade que mistura a tecnologia virtual e aumentada;
  • realidade holográfica: é uma tecnologia que usa o registro de padrões de luz para recriar um objeto ou uma pessoa em 3D;

Por isso, nessa matéria, vou te mostrar 5 curiosidades sobre o metaverso que você precisa conhecer. Confira nas próximas linhas!

1. O Metaverso na área da saúde

Gente, o Metaverso, pode revolucionar a medicina como conhecemos hoje em dia! Segundo Guilherme Hummel, coordenador científico da Hospitalar Hub e Head Mentor do EMI (eHealth Mentor Institute) "A chegada do 5G ao Brasil deve impulsionar a aplicação do metaverso, principalmente na telemedicina." Assim, usando a tecnologia de realidade aumentada no metaverso, a área da saúde pode melhorar o tratamento de muitas pessoas ao redor do mundo.

O coordenador científico também dá exemplos: "num exame ocular o médico e o paciente usarão esses aparelhos e ferramentas de metaverso para facilitar o diagnóstico. Desta forma, o oftalmologista poderá dar ter uma visão tridimensional dos olhos do paciente para encontrar anomalias. A tecnologia 5G promete ainda disseminar o uso de sensores, inclusive na coleta de sinais vitais enviados ao médico via internet."

Além disso: "Num futuro bem próximo, o cirurgião e outros especialistas usarão headsets para realizar procedimentos de maneira a ter uma visão mais detalhada não só da área operada, mas também embaixo da pele e do sistema cardiovascular", complementa Guilherme Hummel. Bem legal, né?

2. Imóveis virtuais começam a ficar em alta

O mercado imobiliário também está mudando com o metaverso. Com os recentes anúncios da empresa Meta (antigo Facebook.inc) investindo na criação de um universo virtual que integre todos os seus serviços, várias empresas como a Microsoft, Nike, Qualcomm, Disney e outras companhias gigantes já demonstraram interesse em serem soluções nesse mundo virtual.

Assim, várias pessoas podem criar seus avatares e participar desse universo online coletivo. Esses "imóveis virtuais" estão sendo vendidos por valores milionários na internet. Recentemente, um terreno no mundo online Decentraland foi vendido por US$ 2,4 milhões (R$ 13,5 milhões). Então, essa é outra tendência que está surgindo com a chegada do metaverso.

3. Já existem lojas de verdade no metaverso

Já imaginou fazer compras online em uma loja de verdade no Metaverso? A Lacta, por exemplo, já lançou uma loja que usa a tecnologia de realidade virtual para inserir os clientes no metaverso. A ideia é que todos possam fazer compras online através espaço virtual Lacta. Desenvolvido em parceria com a plataforma ByondXR, o espaço permite que você entre em uma loja virtual com temática natalina e interaja com vários produtos.

4. O futuro dos videogames

Tecnologias como a NVIDIA Omniverse também podem revolucionar o mercado dos games nos próximos anos. Essa plataforma funciona como se fosse um "mundo paralelo" que se conecta com a realidade, permitindo que desenvolvedores e pessoas comuns experimentem ambientes virtuais que se parecem e se comportam exatamente como no mundo real. Então, isso pode ser muito interessante para o desenvolvimento de jogos!

5. Profissões estão em alta no metaverso

Com o metaverso cada vez mais em alta, várias profissões da área de tecnologia podem começar a ter uma maior procura como programadores, designers, desenvolvedores de ecossistema e até mesmo profissionais de cibersegurança. Além disso, o metaverso também abre oportunidades para novos cargos e profissões no futuro.

Essas são algumas curiosidades sobre o impacto da chegada do metaverso. O que mais será que está vindo por aí? Gostou dessa matéria? Compartilhe essas curiosidades com seus amigos!