Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1 bilhão de pessoas já estão conectadas à internet na China

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Agosto de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/MarieXMartin/Pixabay
Divulgação/MarieXMartin/Pixabay

A pandemia do novo coronavirus (SARS-CoV-19) estimulou globalmente a adoção da internet por pessoas que nunca antes haviam se conectado à rede. Segundo o China Internet Network Information Center (CNNIC), isso fez com que a população online do país ultrapassasse a barreira de 1 bilhão de pessoas conectadas — em dezembro de 2020, eram de 989 milhões o número de chineses que possuíam acesso à rede.

Segundo dados da CNNIC, entidade ligada ao governo local, atualmente 71,6% do país já está ligado à internet de alguma forma. Do 1,001 bilhão de chineses que estão online, a vasta maioria (1,007 bilhão) têm nos dispositivos móveis como sua forma de acesso à rede mundial de computadores.

O crescimento da internet chinesa vem acompanhado de perto pela venda de smartphones no país: na primeira metade foram 174 milhões de unidades, sendo 128 milhões delas formadas por aparelhos que já possuem conectividade 5G. Dados do TechRadar mostram que os números mais do que dobraram o desempenho registrado no mesmo período de 2020. Confira outros detalhes divulgados pela CNNIC:

Continua após a publicidade
  • 983 milhões de chineses usam mensageiros instantâneos;
  • 888 milhões assistem vídeos curtos;
  • 812 milhões fazem compras online;
  • 469 milhões pedem comida pela internet;
  • 91% dos usuários possuem velocidades acima dos 100 megabits por segundo;
  • 297 milhões de conexões são feitas em áreas rurais do país;
  • 346 milhões de chineses trabalham em regimes de Home Office.

Um quesito que sofreu uma redução no estudo são as horas médias semanais que a população local dedica ao acesso à internet: 26,9 horas, contra as 30 horas registradas em 2020. Segundo o The Register, esse número está diretamente associado aos lockdowns que o país registrou na primeira metade do ano.

No entanto, a redução no tempo de uso também pode estar relacionada a uma ação direta do governo chinês, especialmente no que diz respeito à maneira como jovens usam a rede. Nesta segunda-feira (30), o país determinou que menores de 18 anos só podem jogar entre as 20 e 21 horas de sextas-feiras, fins de semana e feriados — e muitos dos games mais populares no país possuem componentes online.

Continua após a publicidade

Também houve diminuição no número de usuários que usam a internet como ferramenta de educação (343 milhões, redução de 81,25%) e para fazer consultas online (215 milhões, com redução de 77%) em relação a dezembro de 2020. Isso está diretamente ligado ao controle da pandemia do Coronavírus e à retomada das atividades presenciais em locais considerados seguros.

Governo local pressiona setor de tecnologia

Ao mesmo tempo em que cresce o número de usuários da internet na China, o governo local impõe medidas que restringem a forma como empresas de tecnologia atuam no país. Em setembro de 2020, as autoridades chinesas aprovaram uma lei que aumenta a fiscalização sobre o uso de dados digitais, seguida por uma lei adicional de privacidade online aprovada em novembro.

A China também começou a exercer mais pressão sobre empresas com ações nos EUA para que elas cedam o controle dos dados coletados de cidadãos locais e evitem que eles sejam armazenados fora de seu território. Além disso, o país também elencou recentemente 30 medidas que impõe restrições sobre a forma como algoritmos funcionam na indicação de conteúdos e monitoramento de atividades.

Continua após a publicidade

Fonte: TechRadarCNBC, Nikkei Asia