Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro centro de IoT do Brasil é inaugurado pela Qualcomm

Por| 19 de Setembro de 2018 às 19h10

Link copiado!

Cripto ID
Cripto ID
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm Technologies anunciou nesta terça-feira (18) a inauguração do IoT Reference Center, o primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas no Brasil, que tem como objetivo contribuir para a inovação no país. O local está localizado dentro do Smart Campus da Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP).

O centro também conta com o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado em aprimoramento de segurança pública, que pretende fazer o monitoramento de veículos usando visão computacional embarcada e redes wireless para IoT.

O vice-presidente sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. E o presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser, comenta que “a Internet das Coisas tem um enorme potencial no Brasil” e que, centro de referência de IoT será “uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e contribuirá para a capacitação de profissionais que estejam envolvidos em projetos e negócios de IoT”.

Já Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD, afirma que “a Internet das Coisas impulsiona a economia brasileira com a adição de novas tecnologias que melhoram a qualidade de vida da população, em especial quando aplicadas ao ambiente urbano”.

Continua após a publicidade

Vale ainda apontar que, além de apoiar no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, o Qualcomm IoT Reference Center também oferecerá treinamentos. Um dos primeiros projetos do centro, inclusive, é apresentar o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios, voltados para gestores públicos interessados em IoT.

“A ideia é mobilizar a todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a internet das coisas e outras tecnologias disruptivas. Temos em vista o Plano Nacional de IoT, que prevê que a aplicação de tecnologias de internet das coisas pode gerar um impacto econômico de US$ 50 bilhões a US$ 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país”, diz José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina.