Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ucrânia cria porta-voz gerada por IA para 'economizar tempo e recurso'

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Maio de 2024 às 10h55

Link copiado!

Divulgação/Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia
Divulgação/Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia

O governo da Ucrânia apresentou uma porta-voz totalmente gerada por inteligência artificial que recebeu o nome de Victoria Shi. A partir de agora, todas as declarações oficiais em nome do Ministério das Relações Exteriores do país europeu serão feitas pela IA. Porém, cada um dos comunicados ainda será “escrito e verificado por pessoas reais”, garantiu a assessoria do gabinete.

Salto tecnológico do serviço diplomático

O objetivo da criação da IA porta-voz foi a de “economizar tempo e recursos” para os diplomatas, apontou o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba. Segundo o político, “é apenas a parte visual que a IA ajuda a gerar, e é um salto tecnológico que nenhum serviço diplomático no mundo deu ainda”.

Continua após a publicidade

Tanto o rosto quanto o modelo de Victoria Shi foram baseados em uma pessoa de verdade: uma cantora e influencer com mais de 54 mil seguidores no Instagram chamada Rosalie Nombre, que também participou da versão ucraniana do reality show The Bachelor.

No vídeo de apresentação na página do Ministério, a IA destacou os seus propósitos e afirmou que “dará notícias”.

“O meu nome simboliza o nosso objetivo principal — a vitória da Ucrânia, e o meu apelido é a inteligência artificial que me criou”, começa Shi. “A minha função será fornecer ao público informações oportunas e verificadas do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia. Fornecerei aos jornalistas notícias sobre o trabalho dos cônsules para proteger os direitos e interesses dos cidadãos ucranianos no exterior, responder a incidentes ou emergências e outras notícias”, conclui a nova porta-voz.

QR Code para evitar fakes

Victoria Shi foi desenvolvida por uma equipe de tecnologia chamada The Game Changers, que também trabalhou em conteúdo de realidade virtual sobre a guerra na Ucrânia. A IA é apresentada com roupas pretas bem conservadoras, além do cabelo preso.

Por ser algo diretamente ligado à tecnologia digital, os desenvolvedores e políticos pensaram em uma forma de evitar personificações falsas de Shi. Sendo assim, cada declaração da porta-voz será acompanhada de um QR Code com um link para a versão em texto no site do Ministério das Relações Exteriores do país.

O governo da Ucrânia não deu mais detalhes de como treinou a inteligência artificial.