Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Stable Video 3D | IA cria vídeo 3D a partir de imagem 2D

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Março de 2024 às 11h12

Link copiado!

Divulgação/Stability AI
Divulgação/Stability AI

Referência em modelos de IA para criar imagens e vídeos, a Stability AI lançou o Stable Video 3D, modelo voltado para converter simples imagens em 2D em vídeos tridimensionais. A novidade promete ver a mesma figura a partir de perspectivas diferentes sem distorções e com resultados precisos.

De acordo com a empresa, o novo modelo supera outras alternativas de código aberto no segmento de tecnologia 3D e vídeos orbitais, como o Zero123-XL e o antecessor Stable Zero123. 

Em nota, a Stability afirma que o Stable Video 3D “consegue entregar visualizações coerentes de qualquer ângulo com generalização proficiente” e “garante a aparição consistente dos objetos em várias visualizações, melhorando aspectos críticos de gerações 3D realistas e precisas”. Além disso, a ferramenta usa um modelo de iluminação desembaraçado, criado para resolver os problemas causados pelo brilho e otimizá-lo com as texturas e o formato do objeto. 

Continua após a publicidade

O modelo é dividido em duas variantes: SV3D_u e SV3D_p. A primeira opção gera os objetos orbitais, mas só permite vê-los a partir de um ângulo de câmera fixo, enquanto a segunda garante que o resultado seja visto a partir de qualquer direção ou ângulo.

A diferença para outras plataformas está na forma de conversão: o Video 3D não usa prompts em texto, por exemplo, e apenas transforma a imagem original. Para criar objetos a partir de texto, a alternativa é usar o Stable 3D, da mesma empresa.

Disponibilidade

O Stable Video 3D pode ser usado gratuitamente de forma não comercial e a documentação foi liberada no Hugging Face. Para usos comerciais, é necessário assinar um plano pago de membro da Stability AI, disponível a partir de US$ 20 por mês (cerca de R$ 100 em conversão direta).

Com a novidade, a Stability deixa o seu portfólio ainda mais diverso no segmento de IA — vale lembrar que a companhia também possui ferramentas para criar músicas ou sons e transformar imagens em vídeo.