Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Stable Audio | Stability AI lança IA para criar músicas e sons

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Setembro de 2023 às 10h08

Link copiado!

Reprodução/Stability AI
Reprodução/Stability AI

Uma das principais empresas no segmento de IA generativa no momento, a Stability AI anunciou nesta semana a chegada do Stable Audio. A ferramenta usa inteligência artificial para gerar músicas e outros efeitos sonoros com alta qualidade.

IA para criar música da Stability AI

O modelo de IA foi treinado a partir da biblioteca da AudioSparx, com acervo sonoro para usos comerciais e criativos. O Stable Audio funciona a partir de comandos em textos, conhecidos como prompts, numa experiência bem similar à geração de imagens.

Continua após a publicidade

No seu comando de texto, você pode inserir estilos musicais, instrumentos, batidas por minuto, efeitos sonoros e até outros adjetivos para criar a ambientação da música. Um dos exemplos usados pela empresa foi “música calma de meditação para tocar num lobby de spa”.

A ferramenta também é compatível com efeitos sonoros individuais, como o som de aves ou um carro passando pela rua.

De acordo com o comunicado oficial, as músicas são criadas na frequência de 44.1 kHz estéreo e podem ser usadas comercialmente, desde que a pessoa assine o plano Professional do serviço. A versão gratuita permite gerar 20 arquivos de até 45 segundos de duração por mês, sem licença comercial.

Alta demanda

Apesar de disponibilizar uma versão gratuita, ainda é bem difícil acessar o Stable Audio para gerar músicas. O site informa que a ferramenta passa por tráfego intenso e os sistemas estão sobrecarregados, então as pessoas podem encontrar uma tela em branco — foi o caso das primeiras tentativas do Canaltech.

Você pode tentar a sorte em stableaudio.com/generate. Além da Stability AI, a Meta e o Google também investem em IA para criar músicas: a dona do Facebook lançou o AudioCraft em agosto deste ano e a Gigante da Web já testa o MusicLM.