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Quer saber se é fake news? Chatbot do Aos Fatos usa IA para checar informações

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

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(Imagem: Reprodução/Aos Fatos)
(Imagem: Reprodução/Aos Fatos)

Em comemoração aos 10 anos de criação, a agência de checagem de notícias Aos Fatos integrou totalmente o chatbot Fátima ao seu site. A ferramenta oferece consulta em tempo real de informações já analisadas pela empresa para encontrar possíveis fake news. 

A proposta da Fátima é atuar como uma “assistente de bordo”, que auxilia o público a identificar o que é verdadeiro ou falso, além de oferecer explicações mais amplas sobre as narrativas desinformativas que circulam na internet.

Como funciona o chatbot do Aos Fatos

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Na prática, a Fátima esclarece dúvidas sobre notícias encontradas na internet, como questões envolvendo a taxação feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ou a possibilidade de o Pix ser taxado no Brasil, por exemplo.

Assim como o ChatGPT ou o Gemini, basta enviar uma pergunta para receber uma resposta baseada nas apurações realizadas pelo Aos Fatos.

Além de interações por texto, Fátima também aceita o envio de imagens e vídeos no chat, e está disponível através do Telegram e WhatsApp.

A ferramenta foi criada em 2019 e utiliza utiliza a API da OpenAI conectada ao banco de dados do Aos Fatos, informaram em nota enviada ao Canaltech. Dessa forma, as as respostas geradas pela Fátima são baseadas nas reportagens produzidas pela equipe de checagem, e não nas informações do treinamento original da OpenAI.

Com a atualização, o chatbot passou a ficar disponível diretamente no site do Aos Fatos, na barra inferior, de forma semelhante a um chat de compras. Também há a opção de abrir a IA em uma janela separada.

Desde seu lançamento, o chatbot do Aos Fatos foi premiada diversas vezes como um dos melhores uso de IA em redações jornalísticas e iniciativas de fact-checking. 

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