Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA vai criar descrição de apps na Play Store

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2023 às 17h54

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Google

A Play Store vai ser recheada de funções com inteligência artificial para ajudar você a encontrar apps interessantes por lá. Durante o Google I/O 2023, a Gigante das Buscas apresentou ferramentas alimentadas com IA generativa que servirão para resumir avaliações de usuários e até criar descrições de apps com mais eficiência e praticidade.

Descrição de apps por IA

As IAs conversacionais como ChatGPT e o novo Bing são a febre do momento e conseguem fazer bem mais do que responder perguntas: na Play Store, desenvolvedores poderão usar o modelo PaLM 2 para gerar descrições de aplicativos elaboradas e bem escritas para atrair novos usuários.

Continua após a publicidade

A solução estará disponível no Developer Console e poupa programadores sem tanta capacidade de escrita de apelar para serviços de terceiros para cumprir a tarefa. Logicamente, todo o texto gerado por IA pode (e deve) ser revisado pelo autor do app, então o resultado ainda tem um toque humano.

Resumos de análises

Apps populares podem acumular milhares de reviews de usuários e é impossível conferir cada uma delas. O Google busca tornar essa consulta mais fácil usando IA para captar os principais assuntos mencionados pelo público.

Num exemplo, a companhia mostrou a ferramenta destacando comentários sobre um jogo. O resultado são frases rápidas que dão uma ideia do que o app oferece e, ao lado, a Play Store mostra em quantos comentários aquilo foi mencionado. Inicialmente, essa função será exclusiva para análises em inglês.

Tradução de apps

A Play Store já traduz títulos e descrições de apps de forma automática, mas o resultado por vezes é bastante literal (e incorreto). No futuro, a Play Store usará IA para traduzir apps e levá-los para mais públicos e regiões sem exigir mais esforço do desenvolvedor.

Continua após a publicidade

A ferramenta, disponível no Play Console, é compatível com dez idiomas e totalmente gratuita.

Outras novidades

A loja de aplicativos do Google também quer que desenvolvedores possam demonstrar melhor o que cada app oferece, incluindo em compras dentro do serviço. Em breve, a página dedicada de programas vai incluir "produtos em destaque", uma seção que reúne produtos vendidos dentro do aplicativo.

Continua após a publicidade

Essas e outras adições da Play Store serão implementadas gradativamente. A maioria delas é voltada para desenvolvedores, mas consumidores também devem ser indiretamente beneficiados com as adições, afinal poderão usufruir de descrições mais apuradas e também de atualizações criadas com base nas avaliações feitas na loja do Android.