Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vaticano vai lançar mensagem do Papa Francisco ao espaço com a SpaceX

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Março de 2023 às 21h40

Link copiado!

Nacho Arteaga/Unsplash
Nacho Arteaga/Unsplash

Isto não é uma fake news envolvendo e esta mensagem não foi produzida por nenhum tipo de Inteligência Artificial (IA). O destaque é importante após o último final de semana, quando viralizou nas redes sociais uma foto do Papa Francisco usando um casaco estiloso, mas o "flagra" inusitado não era real, já que a imagem foi gerada por IA como sendo real. Agora, falando de verdades sobre o chefe da Igreja Católica, o Vaticano enviará um dos mais icônicos discursos do papa para o espaço, em junho, através de um foguete Falcon 9, da SpaceX.

O envio já foi confirmado pelo Vaticano nesta segunda-feira (27). E segundo o comunicado, o discurso a ser enviado é o que o Papa Francisco fez nos primeiros dias da pandemia da covid-19, em março de 2020. A fala foi transcrita e redimensionada em um "nanolivro" com menos de dois milímetros de largura. Este arquivo será colocado em um pequeno satélite de 30 centímetros, que circundará a órbita da Terra.

Como o discurso do papa Francisco será enviado para o espaço?

Continua após a publicidade

O projeto do Vaticano foi apelidado de Spei Satelles que, em latim, significa algo como "Guardião da Esperança". Isso porque, no fatídico dia 27 de março de 2020, quando o discurso foi feito, o Papa Francisco falou sobre a necessidade da esperança e questionou os telespectadores — naquele momento, a Basílica de São Pedro e a praça estavam vazias — sobre o que eles tinham medo e o motivo que os levava a perder a fé.

A previsão é que o discurso entre na órbita através do foguete da SpaceX, que será lançado no dia 10 de junho, a partir da Vandenberg Space Force Base, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Antes disso, o próprio Papa Francisco irá abençoar tanto o satélite quanto o arquivo digital, em ação prevista para ocorrer no dia 29 de maio. Entre os parceiros, a iniciativa conta com a colaboração da Agência Espacial Italiana.

Aqui, vale lembrar que este não é o primeiro contato do papa com o espaço. Ainda em 2017, Francisco fez uma videochamada com astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e discursou sobre o lugar do homem no universo.

Continua após a publicidade

Fonte: Vatican News