Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Olimpíada de Redação em SP vai usar IA para corrigir textos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2024 às 17h10

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP) anunciou que vai realizar uma Olimpíada de Redação e terá o auxílio de inteligência artificial na correção dos materiais. Mesmo ainda sem data para ocorrer, a competição vai permitir a participação de estudantes do ensino médio e de alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

Olimpíada vai usar a plataforma Redação Paulista

Na resolução publicada na terça-feira (4), a Seduc-SP aponta que a competição vai usar a Redação Paulista, uma plataforma para adicionar os textos e que pode utilizar IA para auxiliar nas correções como um assistente.

Continua após a publicidade

O objetivo da olimpíada, segundo o governo de São Paulo, é “incentivar a produção textual a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista”.

Os temas das redações vão ser definidos pela Coordenadoria Pedagógica (COPED), que vai considerar o ano e a série dos alunos, além do Currículo Paulista. Uma banca avaliadora composta por professores vai definir os vencedores que serão premiados ao fim de todo o processo.

Governo de SP quer estudantes protagonistas

Além de ter como foco desenvolver as competências e as habilidades relacionadas à língua portuguesa e à produção de textos, a Olimpíada de Redação quer promover os talentos e formar estudantes protagonistas, "uma vez que os temas de redação possibilitam a discussão crítica/argumentativa na sala de aula de assuntos contemporâneos".

Como ainda não há uma data para o início das inscrições e nem para a realização da competição, a Seduc-SP recomenda que os interessados acompanhem o site das Olimpíadas (olimpiadassp.educacao.sp.gov.br) para não perderem a publicação do edital.