Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

12 apps para ajudar você na hora de estudar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 09h00

Link copiado!

Compare Fibre/Unsplash
Compare Fibre/Unsplash

Estudar é uma missão difícil, mas é possível facilitar essa tarefa com apoio da tecnologia. Existem dezenas de aplicativos aliados dos estudantes para facilitar o aprendizado ou permitir o acesso direto a cursos, aulas e palestras.

O Canaltech preparou uma listagem com sugestões de apps compatíveis com dispositivos móveis (Android e iOS) e/ou acesso via PC para tornar a rotina de estudos mais proveitosa. São soluções voltadas para otimizar seu dia a dia, organizar tarefas ou agilizar a confecção de suas lições.

Lembre-se que as soluções apresentadas aqui são apenas para facilitar as coisas, afinal o conteúdo estudado é o que realmente importa. E pensar que na época deste redator, tudo o que se tinha disponível para estudos era quadro negro, giz e um professor falando sem parar.

Continua após a publicidade

Apps para ajudar nos estudos

12.Trello

Muito usado no mundo corporativo, o Trello pode ser um baita aliado dos estudantes para aprimorar a produtividade. O serviço permite a criação, listagem e organização de tarefas como em um quadro em branco.

Continua após a publicidade

Outro uso interessante é para organizar tópicos de estudo. Quem precisa se dedicar a alguma matéria específica ou está estudando para concurso pode usar a ferramenta para definir quais dias serão dedicados a um assunto.

Você pode usar o Trello para programar a lição de casa, marcar o prazo de entrega de um trabalho e até distribuir tarefas para seus colegas de grupo. Dá para programar um timer com data e hora para entrega, assim as pessoas serão avisadas quando o prazo estiver curto para evitar esquecimentos.

11. My Study Life

Continua após a publicidade

O My Study Life é um aplicativo gratuito e disponível para praticamente todas as plataformas que ajudam na gestão de tarefas escolares. É possível armazenar informações sobre a lição de casa, provas e aulas na nuvem, com sincronização entre dispositivos e acesso offline.

O programa permite definir tarefas e programar lembretes para que o aluno não se esqueça de entregar um trabalho, fazer o dever de casa ou estudar para um exame. Um calendário ajuda a conciliar aulas para quem está matriculado em mais de um curso, evitando o conflito de horários.

10. Udemy

Continua após a publicidade

A Udemy é uma plataforma de ensino à distância (EAD) criada com o propósito de levar conhecimento digital para profissionais de qualquer segmento. É possível usar a plataforma tanto como aluno quanto como professor, caso você seja bom de verdade em alguma coisa.

A parte interessante é haver todo tipo de conteúdo para os cadastrados, desde pequenas aulas rápidas até cursos imensos e densos. Trata-se de um dos maiores mercados de cursos online do mundo: são mais 204 mil opções e 54 milhões de alunos cadastrados.

Os preços variam bastante, mas é possível encontrar materiais de estudo a partir de R$ 22,90. E não pense que são coisas ruins, feitas de qualquer, muito pelo contrário. Há profissionais renomados que vendem seus cursos pela Udemy, portanto é uma ótima ferramenta para estudantes interessados em se especializar em alguma área do conhecimento.

9. Duolingo

Continua após a publicidade

O Duolingo é um aplicativo de ensino de idiomas com recursos de gamificação e interação entre os usuários. O serviço é bastante simples de usar, e conta com uma metologia de ensino pautada na repetição e prática constante.

Você será incentivado a falar, traduzir conteúdos, compreender contextos e fazer associações. Ao término das lições, o usuário ganha nota e experiência, que pode ser usada para adquirir itens ou ter benefícios.

O programa é gratuito e não possui limitações de uso diário, a não ser que você perca todas as suas vidas. Além disso, está sempre com constantes atualizações para trazer novos conteúdos e ferramentas adicionais de aprendizado, como podcasts temáticos.

Continua após a publicidade

8. Skillshare

A Skillshare é uma plataforma de cursos online voltados para criatividade que desembarcou no Brasil em junho de 2022. São mais de 40 mil classes disponíveis sobre temas voltados para a criação, como fotografia, ilustração, design gráfico e marketing digital.

O sistema possui um modelo de assinatura anual com acesso a qualquer curso disponível. Você paga o valor e pode fazer quantas aulas desejar, se especializar em qualquer assunto e virar um expert na sua área de atuação, sem a cobrança de taxas extras.

Continua após a publicidade

7. Scribd

O Scribd é uma plataforma de compartilhamento de documentos em diversos formatos: livros eletrônicos, audiobooks, podcasts, pesquisas acadêmicas, apresentações de slides e páginas da web. É possível reunir conteúdos similares em coleções para compartilhar com seus contatos e com desconhecidos.

A ideia é funcionar como uma "Netflix dos livros", já que o sistema de assinatura possibilita acesso ilimitado aos conteúdos. Lá você pode encontrar desde revistas sofisticadas a uma tonelada de livros didáticos. Além de ajudar com materiais técnicos, o serviço ainda pode servir como alívio para os momentos de relaxamento, nos quais você pode baixar um livro divertido para ler ou escutar um podcast de comédia.

Continua após a publicidade

6. Evernote

O Evernote não é um aplicativo de estudo, mas funciona como uma espécie de caderno de anotações. Com ele, você pode criar páginas para escrever tudo que achar importante em uma aula, como se estivesse com um material físico, o que ajuda na hora de revisar conteúdos para provas.

A ferramenta que permite capturar uma nota ou memorando em qualquer formato e anexá-la às anotações. Você pode baixar um vídeo da web de uma revisão, acrescentar uma foto, subir um arquivo de áudio, escanear notas escritas à mão ou reunir vários textos para facilitar o acesso.

Continua após a publicidade

5. Google Drive/OneDrive

Todo curso oferece apostilas ou materiais de apoio para facilitar o estudo. Muitas vezes, esse conteúdo é pesado e pode ocupar bastante espaço no seu computador, deixando-o lento para realizar tarefas rotineiras.

A recomendação é ter algum serviço de armazenamento em nuvem para liberar espaço e garantir o acesso de qualquer local e em múltiplos dispositivos. Assim, você pode estudar enquanto está no ônibus a caminho de casa ou durante uma viagem de avião, seja no tablet, no celular ou no notebook.

Continua após a publicidade

Tanto o Google Drive quanto o OneDrive, da Microsoft, são boas soluções que podem se integrar aos seus estudos. A decisão por um ou outro vai do seu gosto pessoal, já que os preços são parecidos.

4. Grammarly

O Grammarly é um aplicativo para ajudar na escrita de textos digitais, portanto pode ser um grande aliado na hora de redigir uma redação ou da montagem da sua apresentação em Power Point. O app analisa erros de digitação, de concordância e pontuação, com ótimas sugestões de melhorias no conteúdo.

A versão paga do app consegue detectar plágio e apresentar informações sobre a fonte original. Há também uma extensão para navegador que pode ajudar na escrita de e-mails ou digitação de textos em sites.

3. Voice Notebook: fala para texto

Está com preguiça de anotar o que o professor falou na aula? Deixe que o Voice Notebook faça isso por você. A ferramenta converte voz em texto para facilitar a leitura posteriormente. É possível salvar as notas localmente ou compartilhá-las em serviços na nuvem.

O app tem suporte ao português e ainda permite criar uma lista personalizável de palavras e pontuações, assim é possível definir se é melhor escrever "54" em algarismo ou por extenso. O programa permite editar o texto, que pode ter sido entendido de maneira errada, sem interromper o ditado.

O serviço é gratuito, mas oferece algumas vantagens para quem desejar assiná-lo. Não espere uma precisão de 100%, principalmente se a pessoa que estiver falando não tiver boa dicção, mas o programa ajuda bastante na conversão de fala em texto.

2. Mathway

O Mathway é um programa para quem é estudante de matemática. Em vez de ficar refém das calculadoras limitadas, esse app possibilita a resolução instantânea de problemas complexos de álgebra, aritmética, trigonometria e estatística.

Um dos recursos mais bacanas é a integração com a câmera: você fotografa o seu problema matemático no caderno ou livro, o algoritmo transforma-o em dados digitais e apresenta a solução. Não se trata de apresentar o resultado, mas, sim, de ensiná-lo a como desenvolver as contas para chegar ao número.

Além dos ícones das facilidades, o usuário tem à disposição um glossário integrado com centenas de conceitos matemáticos, definições e fórmulas. Se não conseguir solucionar a dúvida, você poderá recorrer aos especialistas do programa. Só vale usar para trapacear durante a prova de matemática, viu?

1. ScannerPro

Pegou um livro emprestado da biblioteca da escola ou faculdade e não tem uma máquina de xerox por perto? É só usar o ScannerPro para digitalizar a página desejada. O app transforma a câmera do seu celular em um scanner real para capturar materiais de estudo.

Em vez de apenas fotografar, como você faria com o app de câmera, o programa transforma a captura em um material legível. Graças ao recurso de OCR, é possível transformar a imagem em texto, o que possibilita copiar o conteúdo. Além disso, o ScannerPro permite gerar PDFs e salvar os conteúdos diretamente na nuvem.

Todo mundo é ou já foi estudante em algum momento na vida, por isso esses aplicativos listados podem ajudar bastante. Se você gostou, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais e recomendá-los para seus amigos ou familiares que possam se interessar.