Publicidade

Microsoft Build 2024 | Novo modelo de IA da MS lê gráficos e tabelas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Maio de 2024 às 12h30

Link copiado!

Turag Photography/Unsplash
Turag Photography/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft lançou um novo modelo multimodal chamado Phi-3-Vision com capacidade para realizar tarefas gerais que envolvem o raciocínio visual, como lidar com gráficos e tabelas. A IA faz parte da família de modelos de pequena escala (SLMs) da companhia, dimensionada em 4,2 bilhões de parâmetros — em comparação, o ChatGPT tem 175 bilhões de parâmetros. A novidade foi revelada nesta terça-feira (21), durante a Microsoft Build 2024.

A família de modelos de linguagem de pequena escala Phi foi apresentada pela primeira vez no ano passado como uma solução própria da Microsoft no segmento de inteligência artificial e um “plano B” em relação às soluções licenciadas da OpenAI.

Modelos Phi da Microsoft

Continua após a publicidade

Apesar de contar com menos parâmetros do que as concorrentes do mercado, os modelos Phi da Microsoft apresentam bons resultados em testes de benchmark. O modelo Phi-2, lançado em dezembro, chegou a igualar a pontuação de modelos até 25x maiores “graças a inovações no dimensionamento do modelo e na curadoria de dados de treinamento”, segundo a companhia.

O Phi-3-Vision, que chega agora em versão prévia, tem maior dimensão em relação ao Phi-2 (de 2,7 para 4,2 bilhões de parâmetros) e segue a proposta de ser um modelo otimizado para o uso em aparelhos pessoais.

De acordo com o anúncio da Big Tech de Redmond, “o modelo tem a capacidade de compreender imagens e textos e gerar respostas em texto. Por exemplo, os usuários podem fazer perguntas sobre um gráfico ou fazer perguntas abertas sobre imagens específicas”.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O foco do novo SLM está na realização de tarefas com componentes visuais, como analisar os conteúdos de tabelas, gráficos, mapas, imagens e outras representações gráficas.

Junto com a apresentação do Phi-3-Vision, a Microsoft anunciou nesta terça-feira (21) que os modelos Phi-3-mini e Phi-3-medium agora estão disponíveis no Microsoft Azure AI, como parte da oferta de modelos como serviço (MaaS). O Phi-3-small também já está disponível.