Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple lança novo modelo de linguagem e avança no mundo da IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Abril de 2024 às 18h30

Link copiado!

Medhat Dawoud/Unsplash
Medhat Dawoud/Unsplash
Tudo sobre Apple

Visando os esforços no ramo da inteligência artificial, a Apple lançou uma família de LLM (grande modelo de linguagem) de código aberto que recebeu o nome de OpenELM. A empresa de Cupertino destaca que durante os testes, a ferramenta ofereceu um desempenho parecido com outros modelos de linguagem aberta, porém, com uma quantidade menor de treinamento.

Apenas 1 bilhão de parâmetros

Segundo a Maçã, a OpenELM pode ser descrita como “uma família de modelos de linguagem eficientes de código aberto”. A Big Tech também explicou um pouco dos destaques da tecnologia e apontou que se trata de “um modelo de linguagem aberta de última geração”.

Continua após a publicidade

“OpenELM usa uma estratégia de escalonamento em camadas para alocar parâmetros com eficiência dentro de cada camada do modelo do transformador, levando a maior precisão”, ressalta a Apple. “Por exemplo, com um orçamento de parâmetros de aproximadamente um bilhão, o OpenELM apresenta uma melhoria de 2,36% na precisão em comparação com o OLMo (do instituto de pesquisas Allen Institute for AI), ao mesmo tempo que requer 2x menos tokens de pré-treinamento”, finaliza.

Para efeito de comparação, o Phi 3 Mini da Microsoft é considerado um modelo de IA de menor escala e trabalha com uma medida de 3,8 bilhões de parâmetros.

OpenELM trabalha com estrutura completa

Continua após a publicidade

Ainda sobre a família de grandes modelos de linguagem que a Apple lançou, a companhia afirmou que o OpenELM se “diferencia das práticas de projetos anteriores que fornecem apenas código de inferência e pré-treinamento em conjuntos de dados privados”.

“Nosso lançamento inclui a estrutura completa para treinamento e avaliação do modelo de linguagem em conjuntos de dados disponíveis publicamente, incluindo registros de treinamento, vários pontos de verificação e configurações de pré-treinamento”, destaca a Apple.

“Também lançamos código para converter modelos para a biblioteca MLX para inferência e ajuste fino em dispositivos Apple. Esta versão abrangente visa capacitar e fortalecer a comunidade de pesquisa aberta, abrindo caminho para futuros empreendimentos de pesquisa aberta”, concluiu a empresa de Cupertino.

WWDC pode apresentar iOS com IA própria

Continua após a publicidade

Mesmo ainda sem confirmação, o principal evento da Apple no ano deve ocorrer no mês de junho deste ano. O WWDC 24 pode trazer novidades de aparelhos, mas os burburinhos apontam que a Big Tech deve finalmente apresentar a sua própria inteligência artificial no iOS 18. Se a família de LLM OpenELM vai marcar presença na festa, apenas o tempo dirá.