Microsoft lança modelo de IA de tamanho reduzido Phi 3 Mini
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
Nesta terça-feira (23), a Microsoft lançou o Phi-3 Mini, próxima empreitada do modelo de IA considerado pela empresa como o menor já criado por ela. A inteligência artificial mede 3,8 bilhões de parâmetros, muito abaixo dos 175 bilhões presentes no ChatGPT 3.5, por exemplo, e está disponível para Azure, Hugging Face e Ollama.
- O que é Copilot? Como funciona a IA da Microsoft
- Microsoft revela IA que transforma fotos em "cabeças falantes"
Planos para três IAs
Com a chegada do Phi 3 Mini, a Microsoft dá continuidade ao seu plano de disponibilizar três modelos menores de inteligência artificial. Além do recém-lançado, a empresa de Redmond pretende liberar o Phi-3 Small com 7 bilhões de parâmetros e o Phi-3 Medium com 14 bilhões de parâmetros. É importante destacar que essa numeração representa quantas instruções uma IA consegue compreender.
De acordo com a MS, a nova versão do chatbot tem um desempenho melhor do que a segunda versão lançada em dezembro do ano passado e ainda consegue oferecer respostas próximas a modelos 10 vezes maiores.
Por ser menor, o Phi 3 Mini pode ser usado por diferentes companhias para resumir documentos longos, gerar conteúdos para redes sociais e administrar apps personalizados que não precisam de muitos dados.
Treinamento foi inspirado em histórias de dormir
Segundo o vice-presidente corporativo da Plataforma de IA do Microsoft Azure Eric Boyd para o site The Verge, o Phi 3 Mini foi treinado a partir de histórias infantis, pois elas utilizam uma linguagem com palavras simples e estruturas de frases que falam sobre grandes tópicos.
“Não há livros infantis suficientes por aí, então pegamos uma lista de mais de 3 mil palavras e pedimos a um LLM que fizesse ‘livros infantis’ para ensinar doutorado”, apontou.
Além do Phi 3 Mini da Microsoft, há outros exemplos de IAs de menor tamanho, como o Gemma do Google e o Llama 3 8B da Meta.