Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meta AI | Tudo sobre a IA de WhatsApp, Facebook e Instagram

Por| 28 de Setembro de 2023 às 09h18

Link copiado!

Divulgação/Meta
Divulgação/Meta

A empresa comandada por Mark Zuckerberg anunciou em 27 de setembro a sua primeira iniciativa no mundo das IAs generativas: trata-se da Meta AI, um conjunto que conta com chatbots e ferramentas para criar e editar imagens para WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram.

O que é Meta AI?

Meta AI é o nome da inteligência artificial generativa da Meta que foi lançada em fase Beta e funciona como um assistente virtual inteligente para os apps WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram e para os óculos Ray-Ban Meta e Quest 3.

Continua após a publicidade

Tal qual o Google Bard e o ChatGPT, a Meta AI se conecta à internet para encontrar informações em tempo real e responder às suas perguntas. Diferente do que as rivais são capazes neste momento, porém, a novidade da gigante das redes sociais consegue gerar imagens realistas a partir de comandos de texto “em segundos”, promete a empresa.

E o mais legal no caso da Meta AI é que, além de ter um chat específico dentro dos mensageiros, ela pode ser acionada por meio do comando @Meta AI e realizar uma solicitação, algo semelhante ao que acontece com os bots do Telegram.

A empresa revela que a tecnologia está em fase Beta e, neste momento, disponível apenas nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de quando a novidade chega para os demais países.

Continua após a publicidade

Baseado no LLaMA 2, com apoio do Bing

A Meta AI permite interações como um chatbot convencional, ou seja, quem já usou ChatGPT e Bard sabe bem como funciona: é só digitar mensagens como numa conversa com outro ser humano.

A tecnologia já estreia (ainda que em fase de testes) conectada à internet graças a uma parceria com o Bing. Assim, as interações pode ter respostas atualizadas, com dados recentes disponíveis na web.

/Imagine

Continua após a publicidade

Para interagir com o novo recurso da companhia de Zuckerberg, basta abrir o chatbot da Meta AI e começar a conversar.

Se a sua intenção for pedir para que a tecnologia crie uma imagem, basta teclar /imagine e descrever exatamente o que você quer. Aqui a dica é a mesma para todas as demais IAs para gerar imagens: seja detalhista para obter resultados mais próximos do que você busca.

IA com personalidade

Além do chatbot em si, a Meta AI chega junto de 28 outros chatbots com personalidades distintas, alguns deles inclusive interpretados por famosos. Figuras como Snoop Dogg, Tom Brady e Paris Hilton são algumas que emprestam voz e visual aos bots e que também chegam inicialmente apenas aos EUA.

Continua após a publicidade

IA para criar stickers

As novidades de IA incluem ainda um gerador de stickers que combina a tecnologia LLaMA 2 e o novo modelo de criação de imagens da Meta, o Emu.

A combinação resulta numa IA para criar stickers no WhatsApp, no Messenger, no Instagram e nos Stores do Facebook. Aqui o funcionamento também segue o óbvio desse tipo de tecnologia: digite o que você quer e veja a mágica acontecer.

Continua após a publicidade

A novidade chega nos próximos meses a usuários selecionados que usam os apps no idioma inglês, mas aparentemente não tem uma restrição geográfica.

IA para editar imagens

O novo modelo Emu da Meta também dá vida a uma ferramenta de edição de imagem com inteligência artificial. Ela opera como um filtro que muda o estilo de uma foto, podendo, por exemplo, deixar uma figura com um visual de aquarela ou de colagem de recortes de jornal e revista.

A função Backdrop, outra novidade revelada pela Meta, permite mudar o plano de fundo de uma fotografia em instantes. É só selecionar o fundo e digitar um comando de texto com aquilo que você quer ver na imagem.

Continua após a publicidade

Para evitar transtornos com manipulação indevida, a Meta informa que as criações feitas com suas IAs vai indicar quando imagens foram criadas por suas inteligências artificiais.

A Meta informa que essas novidades chegam “em breve”, mas não deu qualquer data específica.