Publicidade

IA do Google que já faz 'podcasts' vai explicar pesquisas com vídeos

Por  | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

A plataforma NotebookLM, do Google, vai criar vídeos com inteligência artificial para explicar os temas estudados em cada pasta. A novidade foi anunciada pela empresa nesta terça-feira (29), disponível inicialmente apenas em inglês.

O NotebookLM foi o primeiro produto de IA do Google a adotar resumos de áudio para explicar pesquisas, como se criasse um “podcast” artificial. Agora, o suporte a vídeos permite criar uma espécie de slideshow com imagens, infográficos e outros recursos visuais, além de contar com uma narração no processo.

A novidade pode ser muito útil na área educacional como uma opção para resumir ou explicar assuntos num formato de mídia diferente. Com o fim das férias escolares, o mês de agosto pode servir como um grande período de testes do recurso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é o NotebookLM?

A ferramenta atua como um chatbot de IA personalizado para ajudar com estudos ou pesquisas aprofundadas: no lugar de usar a base de dados do LLM (modelo que alimenta a IA), o app procura por respostas somente com base nos conteúdos que você enviou para ele.

Dessa forma, o recurso pode ser usado para analisar temas específicos a partir de páginas da web, vídeos do YouTube e PDFs, por exemplo. É possível interagir com texto, criar mapas mentais e até recorrer às “Visões gerais de áudio”, uma conversa em áudio que simula um podcast.

ChatGPT também criou ferramenta para estudos

Rival do Gemini, o ChatGPT anunciou um novo modo de estudos nesta terça-feira (29) e pode concorrer com o NotebookLM, ainda que funcione de forma diferente.

A novidade foca em propor reflexões na jornada de aprendizado do usuário no lugar de apenas entregar a resposta pronta. Durante o processo, é possível receber avaliações, orientação guiada por etapas e usar prompts interativos.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: a IA da Samsung vai ser melhor do que a da Apple?