IA da NVIDIA vai gerar imagens para Adobe, Shutterstock e Getty Images
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Nesta terça-feira (21), a NVIDIA anunciou um conjunto de serviços em nuvem para viabilizar a construção e a operação de modelos de inteligência artificial generativa. Além da tecnologia, a marca revelou ainda parcerias com Adobe, Shutterstock e Getty Images que vão usar a IA para gerar imagens — inclusive a partir de texto.
- App mascara imagens para impedir "roubo de estilo" por IAs
- WearGPT | ChatGPT chega aos relógios com Wear OS
"A IA generativa está impulsionando a rápida adoção da IA e reinventando inúmeras indústrias", disse o fundador e CEO da NVIDIA Jensen Huang. "A NVIDIA AI Foundation permite às empresas personalizar os modelos de fundação com seus próprios dados para gerar os recursos mais valiosos da humanidade: inteligência e criatividade", complementou.
O motor da geração de imagens, vídeos e modelos 3D é a IA NVIDIA Picasso. A ferramenta conta com recursos avançados para geração de figuras (bidimensionais e tridimensionais) baseadas em texto com "superpoderes para criatividade, design e simulação digital" inteiramente hospedadas na nuvem, revela a desenvolvedora.
Aplicações únicas usando IA
A NVIDIA já conta com parcerias para exploração do potencial da Picasso em aplicações proprietárias, cada uma com uso distinto. Entenda mais sobre cada uma delas:
Modelos 3D em segundos no Shutterstock
O banco de imagens Shutterstock aproveitará a parceria para treinar modelos 3D personalizados e criar ativos 3D generativos a partir de texto, simplificando a criação desse tipo de conteúdo. “Nossa parceria generativa em 3D com a NVIDIA impulsionará a próxima geração de ferramentas de contribuidores 3D, reduzindo muito o tempo necessário para criar modelos 3D lindamente texturizados e estruturados”, pontuou o CEO do Shutterstock, Paul Hennessy.
Todos os assets utilizados pela IA serão licenciados do Shutterstock, evitando o uso idevido de criações humanas. A plataforma compensará os artistas através do fundo contribuinte.
Adobe Firefly com NVIDIA Picasso
Na Adobe, a ferramenta servirá como um atalho para o novo Adobe Firefly, a nova família de modelos de IA generativa da companhia. A empresa hospedará alguns modelos do serviço na plataforma NVIDIA Picasso para otimizar o desempenho e entregar resultados com mais rapidez.
Além disso, a dona do Photoshop também desenvolverá modelos com foco em transparência e credenciais de conteúdo, todos alimentados pela Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo da Adobe. Essas ferramentas com IA serão futuramente implementadas nos programas do ecossistema da companhia, o Creative Cloud.
IAs criativas no Getty Images
Também um banco de imagens, o Getty Images usará a plataforma de inteligência artificial da NVIDIA para aumentar o potencial criativo de artistas e incrementar obras autênticas com conteúdo produzido com inteligência artificial. O serviço contará com modelos próprios para criação de imagens e vídeos customizados baseados em descrição em texto, algo parecido com o DALL-E e o Bing Image Creator, da Microsoft.
A NVIDIA e o Getty Image parecem ter percebido o potencial de IAs copiarem o trabalho alheio, por isso todas as obras serão baseadas em ativos totalmente licenciados da plataforma, revelam ambas as marcas. Assim como no caso do Shutterstock, o banco de imagem afirmou que também pagará royalties aos artistas sobre receitas geradas pelos modelos.
Tudo na nuvem
A tecnologia Picasso é executada no NVIDIA DGX Cloud, totalmente acessível por navegador — portanto não requer que o hardware do dispositivo seja excessivamente parrudo para usufruir de seus recursos. O acesso aos modelos pode ser feitos por meio de APIs, possibilitando a integração das ferramentas a aplicações da companhia.
Disponibilidade
A NVIDIA Picasso ainda é de uso restrito para testadores selecionados. Desenvolvedores interessados podem solicitar acesso às ferramentas no site oficial da Picasso.