IA cria versões únicas e não oficiais de NFTs da coleção Bored Apes de graça
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Um desenvolvedor criou um sistema de inteligência artificial capaz de gerar versões alternativas da famosa coleção de tokens não fungíveis (NFTs) Bored Ape Yacht Club. Com apoio do aprendizado de máquina, o programa consegue gerar imagens gratuitamente para você usar nos seus perfis da internet.
- NVIDIA usa inteligência artificial para transformar imagens 2D em cenas 3D
- Algoritmo "julga" pessoas com base na aparência dos seus rostos
O sistema desenvolvido por Yannic Kilcher é alimentado por uma tecnologia chamada generative adversarial networks (GANs), que mistura conteúdo de duas redes neurais diferentes para criar um terceiro produto resultante. O sistema produz imagens inéditas e consegue diferenciar itens verdadeiros dos falsos.
Quanto mais itens são criados, melhor é o desenvolvimento dos próximos produtos. Kilcher usou mais de 10 mil imagens da coleção original do Bored Ape como o início de tudo. Depois, ele treinou a rede StyleGAN2, da NVIDIA, com o conjunto de dados para gerar os resultados — que obviamente nem sempre são perfeitos.
A parte curiosa do experimento é que o sistema é capaz de gerar macacos a partir de imagens que você carrega. O aplicativo aproveita o CLIP da OpenAI, o mesmo modelo que alimenta o gerador de imagens DALL-E 2, para criar resultados gerados de modo único. Se você quiser experimentar e tiver familiaridade com programação, pode baixar o código-fonte no Hugging Face.
Uma arte usável, mas sem custar milhões
É claro que as artes geradas não possuem valor comercial, já que não pertencem à coleção oficial nem são NFTs. Mesmo assim, são uma alternativa para quem não quer ficar de fora da mania dos macacos entendiados que tomaram a web.
A coleção Bored Ape Yacht Club é uma das mais valorizadas do mundo, com itens colecionáveis que valem milhões de reais. Seu elevado valor deriva da fama repentina e do sentimento de escassez criado pelos idealizadores do projeto, já que cada arte é única e possuem diferentes raridades.
O mercado de NFTs movimentou bilhões de dólares no ano passado, mas parece ter dado uma certa esfriada em 2022. O NFT do 1º tuíte foi a leilão por um valor 16 vezes maior que venda original, mas só arrecadou 0,01% da quantia esperada. Mesmo assim, o mundo ganhou mais sete bilionários do ramo das criptomoedas e criptoativos, segundo levantamento da Forbes.
Fonte: Hugging Face, Kilcher