Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial gera artes super-realistas a partir de textos e imagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Abril de 2022 às 18h00

Link copiado!

Open AI
Open AI

A empresa norte-americana de inteligência artificial (IA), Open AI criou uma nova IA capaz de gerar artes realistas a partir de descrições de texto e imagens pré-existentes. Conhecido como DALL-E2, o novo sistema pode ser considerado como uma versão melhorada do sistema anterior, DALL-E, que tinha a mesma função.

A nova ferramenta consegue gerar versões e estilos diferentes de uma mesma ideia e imagem, além de fazer recriações com uma breve descrição do resultado desejado. Algumas dos resultados gerados incluem um panda andando de moto no deserto e um astronauta a cavalo, por exemplo.

Continua após a publicidade

Outro detalhe é que o DALL-E2 pode adicionar e remover elementos de uma imagem, considerando reflexos, sombras e texturas, servindo como um “Photoshop automático”, e permite a mistura de duas imagens existentes para gerar uma terceira com elementos de ambas.

“O DALL-E 2 aprendeu a relação entre as imagens e o texto usado para descrevê-las. Ele usa um processo chamado ‘difusão’, que começa com um padrão de pontos aleatórios e gradualmente altera esse padrão para uma imagem quando reconhece aspectos específicos dessa imagem”, explicou OpenAI.

Evitando conteúdo indevido

Continua após a publicidade

Como qualquer tecnologia relacionada à criação de imagens, a nova ferramenta da Open AI está sujeita ao uso inapropriado tanto para a criação de deep fakes como para a geração de conteúdos explícitos e violentos.

Com o intuito de evitar isso, a Open AI garantiu que o DALL-E2 tenha uma capacidade limitada de “gerar imagens violentas, com discurso de ódio ou adultas”, por meio da remoção de conteúdos explícitos dos dados de treinamento da IA.

Caso os filtros identifiquem descrições de texto e uploads de imagens que violam as políticas, as imagens não serão geradas. “Também temos sistemas de monitoramento automatizados e humanos para nos proteger contra o uso indevido”, informou a Open AI.

Por enquanto, a ferramenta não foi disponibilizada para o público geral — ela será lançada na fase beta primeiro para um grupo seleto de pessoas por meio de uma lista de espera, como uma forma de testar a tecnologia e implantá-la com mais responsabilidade no futuro.

Continua após a publicidade

Fonte: Open AI