GPT-5, Gemini 3 e mais: 5 modelos de IAs que chegaram em 2025
Por Bruno De Blasi |

Ao longo de 2025, empresas como OpenAI e Google liberaram novos modelos de inteligência artificial. É o caso do GPT-5 e Gemini 3, que oferecem opções para tarefas do dia a dia e atividades mais complexas. O ano também marcou a chegada do DeepSeek R1, que se destacou pelas suas capacidades e pelo treinamento com custo reduzido.
- O que é 'Modo IA' no Google? Veja como usar o novo recurso de busca
- Qual é a melhor IA em português? Teste avalia conhecimentos do Brasil
5 modelos de IA liberados em 2025
A seguir, veja cinco modelos de IA que foram liberados em 2025:
- GPT-5
- Gemini 3
- DeepSeek R1
- Claude 4
- Llama 4
GPT-5
O GPT-5 marca a nova geração de modelos de IA da OpenAI. A tecnologia chegou ao ChatGPT em agosto, com a promessa de ser a mais inteligente da empresa até então e a capacidade de selecionar automaticamente entre um LLM convencional e de “raciocínio”.
Depois, com críticas de usuários em relação ao desempenho e qualidade das respostas, a companhia liderada por Sam Altman liberou o GPT-5.1. A atualização oferece mais naturalidade nas comunicações e reforça o cumprimento das instruções, entre outras melhorias.
Mais tarde, foi a vez do GPT-5.2. O novo pacote torna a IA mais eficiente para criar planilhas, apresentações de slides e códigos, e otimiza o desempenho do modelo.
Gemini 3
Em novembro, o Google liberou o Gemini 3, meses após a estreia do Gemini 2.5. A nova família de modelos promete gerar respostas mais inteligentes e concisas, e otimiza o desempenho do assistente para gerar códigos de programação com inteligência artificial.
Outro avanço relacionado à nova geração se concentra no Gemini 3 Pro Image, popularmente conhecido como Nano Banana Pro. A atualização oferece edição de fotos com qualidade de estúdio e é capaz de entregar imagens com textos legíveis.
Também há o Gemini 3 Deep Think. Trata-se da alternativa mais robusta da nova geração, com “raciocínio” avançado e capacidade de lidar com problemas matemáticos complexos e lógicos. Contudo, somente assinantes do plano Google AI Ultra podem utilizar a novidade.
DeepSeek R1
O DeepSeek foi uma das maiores febres no campo da inteligência artificial em 2025. Especialmente com DeepSeek R1, modelo com capacidade de “raciocínio”, indicado para realizar tarefas mais complexas como pesquisas aprofundadas, cálculos, e afins.
Seu destaque também gira em torno da eficiência. Afinal, ao contrário de outros grandes nomes do mercado, os desenvolvedores do modelo gastaram 300 vezes menos ao fazer o treinamento em comparação com o GPT-4, da OpenAI, segundo a revista Nature.
Ainda em 2025, a empresa chinesa revelou o DeepSeek-V3.1, preparando-se para entrar na “era agêntica”.
Claude 4
A Anthropic, por sua vez, revelou a linha Claude 4, inicialmente separada em duas variantes: Opus e Sonnet. Na época, a empresa chegou a afirmar que a nova geração oferecia a melhor opção para codificação do mundo.
Mais tarde, a empresa apresentou o Claude Sonnet 4.5, o Haiku 4.5 e o Opus 4.5, com melhorias no desempenho da nova geração, para acirrar a concorrência com a OpenAI e o Google.
Llama 4
O Llama 4 é a geração atual de modelos de IA da Meta. Anunciada em abril, a família prometia superar o “GPT-4o e o Gemini Flash 2 em todos os comparativos”, segundo a companhia, e oferece opções para necessidades distintas.
Enquanto o Scout é a opção mais rápida, com foco em tarefas mais “leves”, o Maverick é indicado para leitura de imagens. Já o Reasoning e Behemoth prometem mais desempenho, atendendo atividades mais complexas, mas ainda não foram liberados a todos.
Leia mais:
- Você está pronto para trabalhar com IA? Veja o que o mercado já espera de você
- Como usar os modelos de raciocínio de IA? Confira o guia
- Vale a pena pagar por uma IA? Entenda os benefícios de assinar um chatbot
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?