Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google reduziu exibição de resumos por IA na Busca a 15%, diz pesquisa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2024 às 08h21

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre Google

A ferramenta de IA para buscas do Google — também conhecida como AI Overview — passou a aparecer em apenas 15% das pesquisas desde a metade de abril deste ano, segundo informações são da plataforma de SEO BrightEdge. Essa é uma diferença grande, já que previamente a tecnologia surgia em cerca de 84% das buscas.

Menos visibilidade para IA

Segundo a pesquisa, além da diminuição na quantidade de aparições do “Resumos Gerados com IA na Busca” (AI Overviews in Search, em inglês), os resultados agora surgem recolhidos e com pouco destaque. Para efeito de comparação, quando ainda se chamava “Experiência de Pesquisa Generativa” (SGE, na sigla em inglês), a maioria das recomendações da ferramenta aparecia em textos completos.

Continua após a publicidade

Para a BrightEdge, o motivo da alteração é um foco em aprimoramento. “A razão provável é reduzir os riscos de respostas incorretas da IA ​​enquanto os refinamentos são feitos em um ambiente público”, destaca a publicação da empresa de SEO.

Além disso, a pesquisa indica que os resultados com IA no buscador do Google tendem a surgir em 195% das vezes quando Featured Snippets (caixas de respostas) estão presentes e perguntas são o recurso que mais ativa a tecnologia.

IA do Google escorregou

Em maio deste ano, diversas respostas estranhas da inteligência artificial nas buscas do Google apareceram, como comer pedra e colocar cola na pizza. Após reconhecer a situação, a empresa admitiu as bizarrices e anunciou mudanças na plataforma. No entanto, é importante notar que a diminuição da visibilidade do AI Overview começou por volta de abril, quase um mês antes das sugestões pouco ortodoxas darem as caras.

Na pesquisa da companhia de SEO, a tecnologia da Gigante de Buscas está cada vez melhor em dar respostas precisas.

“O espaço vertical ocupado pela AI Overview é agora 20% menor do que o ocupado pela SGE no início de abril”, aponta o relatório. “Isso indica que a IA está se tornando mais precisa ao gerar experiências úteis. Provavelmente, isso ocorre porque a IA agora atende melhor às necessidades das pessoas, como procurar resumos, recomendações ou experiências de conversação”, finaliza.

Fonte: BrightEdge