Gemini cria livros de histórias com ilustrações em poucos passos; veja como
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi | •

O Google anunciou, em uma publicação no X, que o Gemini agora consegue criar um livro de histórias com ilustrações em poucos passos. A novidade está disponível apenas para computadores, sem previsão de lançamento para dispositivos móveis.
A nova ferramenta permite gerar uma história ilustrada a partir de um único prompt. Também é possível inserir uma imagem ou desenho pronto para dar contexto ao conto. O recurso pode ser interessante tanto para uso educativo por pais em casa quanto como ferramenta lúdica em sala de aula.
No exemplo apresentado pelo Google, o prompt sugere a criação de uma história baseada no desenho de um robô feito por uma criança. O comando também pede que a narrativa tenha um contexto futurista, com aventuras em diferentes galáxias.
Como criar um livro de histórias no Gemini
Nos testes do Canaltech foi possível gerar uma história a partir de um prompt em português. Para que a IA responda ao comando é preciso estar logado na conta Google. Veja como fazer:
- Abra o Gemini;
- Na barra do prompt, descreva a história que você quer que a IA gere;
- Se quiser, adicione uma imagem para complementar;
- Envie o comando e aguarde o resultado.
Para sugerir uma história, digite algo como: "Gemini, crie um livro de histórias baseado em um morango cujo maior sonho é ser recheado com chocolate para se diferenciar dos irmãos."
Em poucos minutos, a IA gera um material interativo, que pode ser lido com o clique do mouse ou por meio da leitura em voz alta feita pela própria ferramenta.
Se quiser usar uma imagem como base, experimente: "Gemini, crie um livro de histórias baseado nesta imagem. Faça a história [inserir contexto] e crie os personagens [inserir personagens]."
Leia mais:
- Gemini: o que muda entre a versão gratuita e a paga?
- Gemini Advanced x ChatGPT Plus | Qual o melhor serviço pago de IA?
- ChatGPT Pro vs ChatGPT Plus: o que muda entre os planos?
VÍDEO: DeepSeek RESUMIDO (entenda por que ele causou tanto impacto no início de 2025 nas empresas TECH)