Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Muito além das GPUs: NVIDIA lista áreas em que sua divisão de IA pode atuar

Por| 21 de Julho de 2020 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Sempre associada às poderosas GPUs que integram PCs gamers, a NVIDAI possui também uma divisão corporativa, que leva o nome de Nvidia Enterprise. E esta área da empresa, hoje, atua principalmente no desenvolvimento de plataformas de Inteligência artificial (IA). E nesta terça-feira 21), a companhia listou cinco conceitos que já fazem ou muito em breve farão parte do cotidiano de toda população. E, onde, claro, a empresa espera aplicar algumas de suas soluções.

Confira algumas das áreas que devem virar - ou já são - tendência. E como a NVidia pretende fazer parte:

Video Analytics

Já existem bilhões de câmeras e sensores no mundo que podem ser usadas com IA para melhorar serviços públicos e privados. Nesse cenário, diversos setores podem utilizar soluções de IA, como análises esportivas, varejo e, em tempos de pandemia, o distanciamento social. Para isso, a NVIDIA conta com um framework chamado NVIDIA DeepStream, que permite criar e implementar aplicações e serviços de análise de vídeo inteligente com IA.

Continua após a publicidade

O DeepStream oferece uma estrutura escalável de várias plataformas com segurança TLS para implantar na edge e conectar em qualquer nuvem. Essa tecnologia pode ser usada para:

  • Cidades inteligentes - É possível utilizar as câmeras nas cidades para monitorar o trânsito em tempo real e diminuir regiões de congestionamento ao interligar o sistema com os semáforos;
  • Distanciamento social - Nesse período diferenciado por conta de Covid-19, a tecnologia pode ser usada para monitorar o distanciamento entre as pessoas em locais de aglomeração e alertar prefeituras ou quem estiver responsável pelo espaço para se atentar aos locais mais propensos ao risco de transmissão do novo coronavírus;
  • Varejo - Os comerciantes já usam cada vez mais o Video Analytics em operações para aplicações como check-out inteligente, análise de loja e gerenciamento inteligente de relacionamento com o cliente;
  • Manufatura - Essa tecnologia, quando usada no setor industrial, pode otimizar a eficiência de montagens complexas, auxiliar processos de inspeção, aumentar a qualidade do produto e reduzir o custo de retrabalho;
  • Análise esportiva - O Video Analytics desempenha um papel importante nos sistemas de análise esportiva, que rastreiam e analisam o movimento dos jogadores e parâmetros diferentes, como velocidade e ângulo da bola. Além de ajudar as equipes profissionais com partidas mais justas, também fornece mais contexto aos telespectadores durante as transmissões.

Smart health (ou saúde inteligente, se preferir)

Continua após a publicidade

A pandemia do novo coronavírus vem obrigando muitas das empresas a antecipar transformações tecnológicas, com especial destaque para a área de saúde. em diversas áreas e na saúde não foi diferente. Nesse cenário, a NVIDIA vem usando a NVIDIA Clara para ajudar a comunidade médica a rastrear, testar e tratar melhor a Covid-19. Trata-se de uma plataforma de assistência médica para geração de imagens, sequenciamento genômico e inteligência artificial, e para o desenvolvimento e implantação de sensores inteligentes. No mundo pós-pandemia, a tendência é usar essas capacidades para melhoria de outras áreas médicas.

Durante a quarentena atual, os principais destaques da plataforma são:

  • Sequenciamento de genoma em tempo recorde - O software de genômica computacional NVIDIA Clara Parabricks, disponível gratuitamente por 90 dias para pesquisadores no mundo inteiro para combater a Covid-19, quebrou um novo recorde, analisando toda a sequência de DNA do genoma humano em menos de 20 minutos.
  • Modelos de IA para detecção de doenças - Os modelos de IA que foram desenvolvidos em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA podem ajudar pesquisadores a investigar a gravidade da Covid-19 a partir de tomografias computadorizadas do tórax e desenvolver novas ferramentas para entender, avaliar e detectar melhor as infecções.
  • Hospitais inteligentes - A NVIDIA Clara Guardian usa tecnologias inteligentes de análise de vídeo e reconhecimento de voz automático para garantir que a nova geração de hospitais inteligentes possa monitorar os sinais vitais dos pacientes e limitar a exposição da equipe.
Continua após a publicidade

Execução de tarefas, em tempo real, no mesmo projeto na nuvem

A quarentena de Covid-19 obrigou muitas pessoas a iniciarem o trabalho remoto. Mas a criação de efeitos visuais, visualizações arquiteturais e projetos de manufatura, por exemplo, geralmente requer várias pessoas colaborando entre equipes, em diferentes espaços de trabalho remoto. De olho nesse cenário, a NVIDIA Enterprise aposta no ponto forte da companhia, na forma do NVIDIA Omniverse. Trata-se de uma plataforma de computação gráfica e simulação que possibilita aos profissionais trabalharem sem interrupções em tempo real em aplicações de software nas instalações ou em todo o mundo via nuvem.

Essa plataforma visa a interoperabilidade universal em diferentes aplicativos e fornecedores de ecossistema 3D. Fornece atualizações da cena em tempo real e é baseado em padrões e protocolos abertos. O Omniverse foi projetado para atuar como um hub, permitindo que novos recursos sejam expostos como micro serviços a clientes e aplicações conectadas.

Continua após a publicidade

IA de conversação (multimodal conversation AI)

Inteligência artificial de conversação é um dos principais tópicos do momento. Isso porque torna possível transformar a fala em texto, gerando assim a possibilidade de ouvir sem usar as mãos enquanto trabalha ou dirige. E, conforme fica mais inteligente, passa a entender mais sobre o que ouve e lê, crescendo em grande escala o nível de assistentes virtuais de alto nível. Além disso, as empresas podem usar a tecnologia para gerenciar contratos. Já os médicos, para fazer anotações durante os exames dos pacientes. E muitas empresas podem aprimorar o suporte ao cliente.

Para aproveitar o potencial desse setor, o NVIDIA Jarvis pode ser uma opção para as empresas que investem na área. Trata-se de é uma estrutura de aplicações para serviços de IA de conversação multimodal, que inclui modelos de IA de conversação pré-treinados, ferramentas no NVIDIA AI Toolkit e serviços de ponta a ponta otimizados para tarefas de fala, visão e compreensão da linguagem natural (NLU).

Continua após a publicidade

Sistema inteligente de recomendação

Os sistemas de recomendação ficaram famosos em serviços como Spotify, Netflix e Amazon, estão cada vez mais fortes na internet e são considerados uma das aplicações mais relevantes. Eles são treinados automaticamente usando dados de acordo com a interação dos usuários com a aplicação, que incluem impressões, cliques, curtidas, menções etc. Conforme o sistema é treinado e ganha mais inteligência, ele passa a poder recomendar produtos e serviços de acordo com as preferências de cada consumidor, tornando assim todos os negócios cada vez mais personalizados.

Também de olho nessa tendência, a NVIDIA Enterprise traz o NVIDIA Merlin, um framework que inclui ferramentas para a construção de sistemas de recomendação baseados em deep learning, que fornecem melhores previsões do que os métodos tradicionais e, segundo a companhia, conseguem aumentar as taxas de cliques.