Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como a Inteligência Artificial é capaz de aprender sozinha?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Agosto de 2023 às 09h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Uma das características da Inteligência Artificial é a capacidade de aprender sozinha, sem intervenção direta de um programador humano. Isso faz parte do conceito de aprendizado de máquina, que possibilita à ferramenta “raciocinar”, aprender e tomar decisões de forma independente.

Como a IA aprende sozinha?

O processo desenvolvido para viabilizar o aprendizado de máquina se chama treinamento e consiste em um software sendo abastecido com um grande volume de dados e um conjunto de instruções relacionadas. Isso pode ser algo como "identifique imagens com animais" ou "separe áudios com determinados tons musicais".

Continua após a publicidade

Assim, o programa realiza buscas padrões nos dados que obteve para chegar ao objetivo idealizado. Nesse processo, pode haver alguns erros e ser necessário indicar a ele o caminho correto. Ao final do treinamento, com os dados e pistas fornecidos, ele finalmente se torna um modelo de IA.

Quais são os modelos de aprendizado de máquina?

Alguns dos modelos mais comuns de aprendizado de máquina são:

  • Aprendizado supervisionado: modelo que ensina o que deve ser feito. O processo consiste em fornecer um conjunto de dados rotulados para o modelo aprender o que é cada classe/categoria e esses dados são divididos entre porções para treinamento e teste. Esse tipo de técnica é bastante utilizado quando o objetivo é prever ocorrências futuras;
  • Aprendizado não supervisionada: modelo de aprendizado profundo que fornece um conjunto de dados não rotulados e no qual não é ensinado ao programa qual o objetivo final. Esse aprendizado se baseia em busca de reconhecimento de padrões e relacionamentos para que a máquina encontre as peculiaridades implícitas nos dados;
  • Aprendizado por reforço: modelo de ação baseado em recompensa acumulada total do agente. Usado em casos em que um problema não é necessariamente relacionado ao conjunto de dados, mas existe um ambiente de tentativa e erro em que se coleta informações de aprendizado, como no desenvolvimento de carros autônomos.
Continua após a publicidade

Como o ChatGPT funciona?

Uma das ferramentas de IA mais populares do mundo, o ChatGPT utiliza o modelo de aprendizado não supervisionado. Ou seja, seu padrão de aprendizado é profundo e utiliza algoritmos complexos e um enorme conjunto de dados para aprender sem intervenção humana.

Isso se deve à quantidade de textos na internet e em livros digitalizados: bastou apenas alguns meses para o ChatGPT aprender sozinho como combinar palavras de forma significativa e inteligível.

Continua após a publicidade

O processo funciona da seguinte forma: a enorme quantidade de processamento de dados permite à IA memorizar diversas palavras, estejam elas sozinhas, em grupos, em frases ou em páginas, e depois comparar como elas são usadas repetidas vezes em uma fração de segundo.

Se você quer aprender mais sobre o desenvolvimento dessa ferramenta, conheça as cinco melhores linguagens de programação para aprendizado de máquina.