Com IA, esculturas do Palácio de Versalhes agora 'conversam' com visitantes
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

Os visitantes do Palácio de Versalhes, na França, agora podem “conversar” com as esculturas do jardim por meio da Inteligência Artificial para conhecer mais detalhes sobre sua história.
- Nokia ganha museu virtual com produtos icônicos e curiosos; veja como acessar
- IA transforma museus de história natural em acervos digitais
A novidade é uma parceria com a empresa OpenAI, dona do ChatGPT, e a Ask Mona, startup francesa, que vai ser uma alternativa aos audioguias tradicionais. Os turistas podem escanear um QR Code ao lado das estátuas e interagir com as esculturas em francês, inglês e espanhol.
Uma publicação no perfil oficial do Palácio de Versalhes no Instagram destaca que “o projeto dá vida a essas esculturas de mármore, bronze… e mistério”, e pontua que isso só é possível devido às “informações validadas pelos curadores, à tecnologia em tempo real da OpenAI e à expertise da Ask Mona”.
Tecnologia no turismo francês
O Palácio de Versalhes não é o primeiro ponto turístico francês a utilizar recursos tecnológicos para aprimorar a experiência dos visitantes. No Museu do Louvre, por exemplo, é possível alugar um Nintendo 3DS com um aplicativo, que atua como um guia de áudio que funciona em nove idiomas, incluindo o português.
A plataforma opera através de um aplicativo para o console, que, com auxílio da geolocalização, orienta os visitantes dentro do museu através de um mapa interativo. Também é possível acessar detalhes de obras expostas e do palácio pelo app.
Para isso, basta reservar o aparelho e retirá-lo em um balcão na entrada do museu. O aluguel custa 6 euros (cerca de R$ 40 em conversão direta).
O guia através do console, no entanto, estará disponível somente até setembro de 2025 para dar a vez a um novo sistema. O Museu do Louvre, no entanto, ainda não deu detalhes sobre a plataforma que irá substituir o Nintendo 3DS.
Leia também:
- Saiba como visitar museus virtuais de ciências no Brasil
- Como acessar o acervo do Museu do Louvre online
- Colecionador abre museu da Apple com mais de 1.600 peças
VÍDEO: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?