Publicidade

ChatGPT dobra número de usuários semanais em menos de um ano, diz OpenAI

Por  | 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

O número de usuários semanais do ChatGPT dobrou no último ano, segundo dados divulgados pela OpenAI. A empresa informou que a base de usuários ativos por semana passou de 100 milhões, em novembro de 2023, para 200 milhões atualmente. Esse crescimento é atribuído ao lançamento de novos modelos da família GPT-4o, que ampliaram a acessibilidade e capacidade da ferramenta.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, comentou sobre o impacto da IA no cotidiano das pessoas. “As pessoas estão usando nossas ferramentas como parte de suas vidas diárias, fazendo uma diferença real em áreas como saúde e educação — seja ajudando em tarefas rotineiras, resolvendo problemas difíceis ou desbloqueando criatividade”, afirmou Altman em declaração ao Axios.

A OpenAI também destacou que 92% das empresas listadas na Fortune 500 utilizam seus produtos, o que demonstra a ampla adoção da inteligência artificial por grandes corporações. Além disso, o uso da API do ChatGPT também dobrou após o lançamento do GPT-4o mini, em julho.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Concorrência logo atrás

Enquanto o ChatGPT registra aumento na base de usuários, seus concorrentes também crescem no mercado de IA. A Meta, por exemplo, recentemente alcançou um marco significativo com a IA Llama, que registrou mais de 400 milhões de usuários ativos mensais e 40 milhões de usuários ativos diários.

Segundo a Meta, “o uso do Llama em volume de tokens entre nossos principais parceiros de provedores de serviços em nuvem mais que dobrou em apenas três meses, de maio a julho de 2024, após o lançamento do Llama 3.1”.

Com a popularização da inteligência artificial, o ChatGPT e outras plataformas semelhantes continuam a disputar espaço no mercado, com atualizações constantes e novas integrações em diversas plataformas digitais.

Leia mais sobre o mercado de IA:

Fonte: Axios