Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ChatGPT com GPT-4o já está disponível de graça no Brasil; saiba como usar

Por| 17 de Maio de 2024 às 10h11

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Anunciado na última segunda-feira (13), o novo modelo fundacional da OpenAI já começou a ser distribuído a não assinantes. Chamado de GPT-4o, ele promete mais velocidade e agilidade nas respostas e traz resultados da internet em tempo real. O GPT-4o está disponível de graça para quem usa o ChatGPT no Brasil.

Quem acessa a plataforma nesta sexta (17) vê o "Apresentamos o GPT-4o" e a seguinte mensagem (em inglês): "Você agora tem acesso limitado a nosso mais recente modelo, o GPT-4o. Ele é mais inteligente, entende imagens, pode navegar na web e fala mais idiomas."

Continua após a publicidade

Como usar o GPT-4o de graça

Para usar o GPT-4o de graça, basta acessar o ChatGPT e começar a interagir com o chatbot.

  1. Acesse chatgpt.com ou baixe o app (Android | iPhone);
  2. Faça login em sua conta ou acesse como convidado (sem login);
  3. Clique em “Experimentar” na janela que aparece na tela;
  4. Comece a interagir com a IA.

Se a tela que informa sobre a disponibilidade do GPT-4o no ChatGPT não aparecer para você, é sinal de que a função ainda não foi liberada na sua conta (e aí você precisa esperar ou assinar o ChatGPT Plus para começar a usar).

O que faz o GPT-4o?

O novo modelo do ChatGPT consegue lidar com mais informações em menos tempo, o que aumenta a janela de contexto para ele interpretar os dados compartilhados com ele.

Além disso, ele é multimodal, ou seja, você pode interagir por meio de áudio, vídeo, foto ou texto e receber respostas precisas.

A modalidade de conversa — que transforma o ChatGPT numa espécie de amigo virtual — também ficou mais rápida. Agora, a IA interpreta o que você diz com mais velocidade e traz as respostas de forma mais ágil.

Continua após a publicidade

A grande novidade, porém, fica por conta do acesso à internet em tempo real. Essa opção, que antes era disponível apenas para assinantes do ChatGPT Plus, agora pode ser usufruída diretamente do ChatGPT gratuito via web, app para desktop ou app para iPhone e Android.

O ChatGPT inclusive passa a linkar as respostas, algo que rivais como o Copilot da Microsoft ou o Gemini do Google já faziam.

Crise de identidade?

Apesar de informar que a opção está disponível e de pesquisar coisas na internet, o ChatGPT parece que ainda não se deu conta de que seu modelo de linguagem foi atualizado. Como mostra o print abaixo, ao ser questionado a respeito disso, ele disse que "não existe um modelo chamado 'GPT-4o'". De qualquer forma, foi possível usufruir os recursos do novo modelo sem problemas.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, segundo a OpenAI, o GPT-4o traz recursos limitados para quem não paga. Essa é uma forma de a empresa continuar incentivando as pessoas a assinarem o seu serviço com recursos extras.