Publicidade

ChatGPT começa a liberar modo avançado de conversa por voz

Por  | 

Compartilhe:
Mojahid Mottakin/Unsplash
Mojahid Mottakin/Unsplash

A OpenAI começou a liberar o modo avançado de conversa por voz do ChatGPT, oferecendo a assinantes selecionados do plano ChatGPT Plus a possibilidade de interagir com respostas de áudio geradas pelo modelo GPT-4o.

A primeira versão do recurso chega inicialmente para um grupo restrito de usuários, com previsão de expansão para todos os assinantes Plus até o final de 2024. 

Modo avançado de voz no ChatGPT

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O modo avançado de voz com o modelo GPT-4o foi apresentado ao público em maio deste ano, no evento Spring Update da OpenAI, que destacou a capacidade do recurso de gerar respostas de áudio em uma interação que se assemelha a uma conversa natural.

O novo modo de conversa do ChatGPT se diferencia por integrar a função de voz em um único modelo multimodal, o que reduz a latência nas respostas. Além disso, a tecnologia promete identificar nuances emocionais na voz dos usuários, como tristeza e entusiasmo, melhorando a qualidade da interação.

Os assinantes selecionados para testar a versão alpha do recurso receberão uma notificação no aplicativo do ChatGPT, acompanhada de um e-mail com instruções sobre como ativar e experimentar o recurso. Segundo a companhia, a liberação gradual visa monitorar a eficácia da ferramenta.

A OpenAI informou que, desde a demonstração inicial, o modo avançado de voz foi testado por mais de 100 avaliadores externos, em 45 idiomas diferentes. Um relatório detalhado sobre esses testes de segurança está previsto para ser divulgado no início de agosto.

Vozes do modelo

Nesta fase inicial de lançamento do recurso, o modo avançado de conversa do ChatGPT terá quatro vozes predefinidas – Juniper, Breeze, Cove e Ember – criadas em colaboração com atores de voz profissionais.

Durante a demonstração da ferramenta no evento de maio, uma das vozes utilizadas gerou controvérsia por sua semelhança com a voz da atriz Scarlett Johansson. Após a repercussão, a OpenAI removeu essa voz específica do modelo.

Continua após a publicidade

A empresa destacou que o ChatGPT não será capaz de imitar vozes de pessoas reais, sejam elas celebridades ou indivíduos comuns, e vai bloquear qualquer tentativa de gerar saídas diferentes das vozes autorizadas.

Além disso, a OpenAI informou que implementou filtros para bloquear pedidos de geração de músicas ou outros conteúdos protegidos por direitos autorais, em resposta a recentes desafios legais enfrentados por empresas de inteligência artificial.

Veja também como os dados na web são coletados para desenvolver IAs.