Publicidade

ChatGPT suspende voz parecida com a de Scarlett Johansson

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Maio de 2024 às 14h06

Link copiado!

Divulgação / Disney
Divulgação / Disney

A OpenAI anunciou a pausa da voz chamada “Sky” do ChatGPT por tempo indeterminado. A suspensção acontece após diversos questionamentos por parte do público sobre uma suposta semelhança da Sky com a voz da atriz norte-americana Scarlett Johansson. O objetivo da suspensão seria resolver qualquer problema envolvendo a IA antes de trazê-la a controversa voz de volta.

ChatGPT com voz de celebridade?

Discussões em redes sociais apontam há alguns meses um nível de similaridade entre a voz da Sky e da atriz de filmes como Os Vingadores e Ghost in the Shell. "Eu custo a acreditar que a voz 'Sky' do ChatGPT Voice não é modelada pela Scarlett Johansson/Samantha de 'Ela'", diz uma postagem feita no Reddit em outubro de 2023.

Continua após a publicidade

A OpenAI sempre afirmou que as vozes usadas no serviço não são baseadas em um ser humano em específico, mas mesmo assim decidiu suspender a Sky. “Ouvimos os questionamentos sobre como escolhemos as vozes no ChatGPT, especialmente na Sky. Vamos pausar o uso da Sky enquanto resolvemos esses problemas”, destacou a dona do ChatGPT no X, antigo Twitter.

Apesar das acusações do público, a OpenAI garante em um texto publicado no seu blog oficial que a Sky não foi feita para imitar a atriz. "Acreditamos que as vozes de IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade — a voz da Sky não é uma imitação Scarlett Johansson, pois pertence a uma atriz profissional diferente que usa o seu tom de voz natural para falar", explica a empresa, que diz não revelar qual atriz é a dona da voz por razão de privacidade.

A parte curiosa é que a atriz Scarlett Johansson já emprestou sua voz para uma inteligência artificial no filme Ela, de Spike Jonze e coestrelado por Joaquin Phoenix (Coringa), lançado em 2013. A trama conta a história de um escritor solitário que se apaixona pela voz da sua assistente virtual — como se alguém se apaixonasse pela Siri ou pelo Google Assistente.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como as vozes do ChatGPT são criadas

No artigo em seu site oficial, a OpenAI ainda dá mais detalhes sobre como as vozes do ChatGPT são definidas. Segundo a publicação, cada uma das cinco vozes disponíveis no chatbot foram escolhidas com cuidado.

“Tudo foi selecionado através de um extenso processo que durou cinco meses, envolvendo dubladores profissionais, agências de talentos, diretores de elenco e consultores da indústria”, aponta o post. “Cada uma das vozes — Breeze, Cove, Ember, Juniper e Sky – são amostras de dubladores com quem fizemos parceria para criá-las”, destaca.

Continua após a publicidade

O artigo afirma que a OpenAI recebeu mais de 400 inscrições de atores e atrizes em apenas uma semana, que foram levadas para audições com respostas do ChatGPT para serem gravadas. “Essas amostras variaram desde respostas a perguntas sobre atenção plena até brainstorming de planos de viagem e até mesmo conversas sobre o dia a dia de um usuário”, explica a OpenAI.

Eventualmente, a empresa de tecnologia chegou à lista com os cinco nomes finais. “Selecionamos cinco vozes finais e discutimos nossa visão para interações humano-IA e os objetivos do Modo Voz com os atores”, prossgue a companhia. Por fim, os atores gravaram tudo em um estúdio em São Francisco. Suas vozes entraram no ChatGPT a partir do dia 25 de setembro de 2023.

Se quiser experimentar outras vozes, aprenda como falar com o ChatGPT e tire suas dúvidas com a IA.