Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem rival do Google, OpenAI anuncia GPT-4o e ChatGPT pra PC

Por| 13 de Maio de 2024 às 14h41

Link copiado!

Reprodução/OpenAI
Reprodução/OpenAI

O ChatGPT agora tem um app para computador e também um novo e mais poderoso modelo de linguagem. Essas foram as principais novidades anunciadas pela diretora de tecnologia da OpenAI Mira Murati, nesta segunda (13), durante o evento Spring Update — e, como era de se esperar, a empresa sequer tocou no assunto sobre o possível lançamento de um buscador para rivalizar com o Google

GPT-4o

O grande trunfo para o próximo período é o GPT-4o. O modelo de linguagem é a versão mais poderosa do GPT, segundo a empresa, e passa a ser multimodal — ou seja, capaz de interpretar áudio, imagem e texto. Isso coloca a tecnologia a par do Google Gemini, por exemplo, aumentando a área de disputa antre as duas empresas.

Continua após a publicidade

O novo modelo estará disponível a partir desta segunda tanto para assinantes quanto para quem usa o ChaGPT sem pagar nada. Porém, quem paga terá um limite de uso cinco vezes maior do que usuários gratuitos. Além disso, o novo modelo pode ser usada em outras aplicações por meio da API (paga) da empresa. 

Confira todos detalhes sobre o GPT-4o.

ChatGPT para PC e novo visual na web

O ChatGPT também ganhou outra novidade específica nesta segunda. O chatbot mais famoso do mundo agora tem um aplicativo dedicado para desktop, ou seja, além de acessar diretamente pela web ou pelo app de celular, você também poderá instalar um programa no computador.

O app é semelhante ao que se vê no celular e na web e tem as mesmas funções. Ou seja, você pode conversar com ele, enviar arquivos, executar prompts e tudo mais. Como é possível fazer login, você também consegue começar uma conversa num dispositivo e terminar em outro. Por enquanto, só foi liberado um app para macOS, mas uma versão para Windows está em desenvolvimento, garante a OpenAI.

Além do app, outra novidade do ChatGPT é um visual mais refinado na web. O site passa a mostrar os cards com sugestões ao centro da tela e traz um botão no topo do menu à esquerda para encolher o painel lateral. Além disso, o botão de perfil foi parar no canto superior direito da tela.

Confira tudo sobre o novo app e o novo visual do ChatGPT.

Continua após a publicidade

Voz, vídeo e tradução

Outra novidade interessante do ChatGPT é o suporte para conversas por voz e vídeo em tempo real. Esta função, que chega aos usuários nos próximos meses, segundo Murati, permite que você tenha diálogos de forma natural para com o chatbot — algo na base do "pergunta que eu te respondo". Inclusive, a inteligência artificial poderá mudar de voz ou de tom de voz conforme a solicitação do usuário.

Continua após a publicidade

O ChatGPT também ganha “olhos” e vai ler informações que você colocar diante da câmera do celular — na demonstração feita no palco do Spring Update, foi possível vê-la ajudando os demonstradores a solucionar uma equação matemática. Por fim, o app de IA será capaz de realizar traduções simultâneas estilo o Galaxy AI, o que deve acirrar a disputa ainda mais neste mercado e aumentar a expectativa para os anúncios do Google I/O programados para amanhã.

Leia a nossa matéria completa sobre o assistente de voz do ChatGPT.