Adobe prepara nova IA generativa para editar objetos em vídeos
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

O uso de inteligência artificial generativa para editar ou remover objetos de fotos já é comum, com ferramentas como o Firefly ou o Magic Editor do Google Fotos disponíveis para uso. Porém, a Adobe pretende expandir o recurso para vídeos: a empresa anunciou o Project Fast Fill, que recorre à IA para alterar um elemento em todos os quadros do arquivo.
- Firefly | Como funciona a IA geradora de imagens da Adobe
- Adobe Express ganha IA que expande fotos estilo Photoshop
O novo projeto foi anunciado durante a conferência Adobe MAX e ainda está em desenvolvimento. A função permite destacar um elemento com facilidade com o mouse e oferece opções para substituí-lo ou removê-lo a partir de prompts de texto. A IA gera quatro resultados e o usuário pode escolher qual é a melhor alternativa para o vídeo.
A criação do Project Fast Fill não apenas substitui um objeto pelo outro, mas também adapta o resultado para acompanhar o movimento original da gravação. Os exemplos usados pela empresa mostram uma gravata que reage à incidência de luz do sol e um líquido balançando sobre uma caneca.
O recurso deve chegar para Premiere Pro e After Effects, mas ainda não possui previsão de lançamento.
Empresa também revelou IA para dublar vídeos
Os esforços da Adobe com vídeos não pararam por aí: o evento também contou com anúncios de outros projetos, com destaque para o Dub Dub Dub, uma ferramenta em desenvolvimento voltada para a dublagem. O recurso permitiria traduzir um vídeo automaticamente e ainda preservar o tom de voz original da pessoa — o Spotify já faz isso em podcasts, mas somente com áudio.
Outros projetos em andamento incluem o Scene Change, para adaptar a composição de cenários, e o Res Up, para converter vídeos em baixa resolução para uma qualidade mais alta. Com relação às imagens, a Adobe também revelou novas ferramentas para vetorização e geração de imagens.