Spotify começa a usar IA para traduzir podcasts
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Spotify anunciou a chegada de um recurso de tradução de voz para podcasts selecionados na plataforma de streaming. Para isso, a novidade usa uma tecnologia de reconhecimento de voz por IA da criadora do ChatGPT, OpenAI.
A ferramenta Whisper identifica a voz e cria uma versão em outro idioma, preservando sotaques e o tom de voz da pessoa no microfone. O resultado é um som robótico, mas que permite ouvir as falas com clareza e pode ser muito útil para expandir o alcance dos programas com uma audiência que não possuía o domínio da linguagem.
A princípio, a novidade foi usada apenas em alguns podcasts em inglês: os programas Lex Fridman Podcast, Armchair Expert e The Diary of a CEO with Steven Bartlett fazem parte do piloto do streaming, com três episódios selecionados traduzidos ao espanhol. A empresa também pretende incluir versões em francês e alemão nas próximas semanas, e até o momento não informou nada sobre adaptações ao português brasileiro.
Ao reproduzir um capítulo compatível, é possível ver uma aba que redireciona para a versão em outro idioma. O Spotify planeja incluir as opções alternativas de áudio para os podcasts eff won with DRS, The Rewatchables e o próximo programa original de Trevor Noah na plataforma.
Episódios já estão disponíveis
Os primeiros capítulos traduzidos já podem ser ouvidos por qualquer pessoa na plataforma de streaming, sem a necessidade de assinar a versão Premium. A empresa sueca ainda criou uma categoria para armazenar todos os conteúdos com tradução disponível por IA: acesse a partir do link spoti.fi/VoiceTranslation ou da aba “Voice Translations” no app.
O Spotify também está próximo de lançar a versão Hi-Fi do serviço — confira mais detalhes.