Adobe lança IA para criar vetores e imagens mais realistas
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Adobe anunciou uma série de novos modelos de IA generativa que vão abastecer ferramentas como Firefly e Illustrator. As novidades incluem tecnologias para vetorização por comandos de texto, imagens mais realistas e suporte para criar artes diretamente em templates.
- Firefly | Como funciona a IA geradora de imagens da Adobe
- Photoshop online é lançado com IA que cria imagens
Os recursos foram mostrados ao público na conferência Adobe MAX, que também contou com o lançamento de mais ferramentas de IA para o aplicativo Express, voltado para a edição online.
Vetorização por IA
O modelo Firefly Vector é usado para o desenvolvimento da função “text to vector” (“texto para vetor”, em tradução livre), disponível em fase Beta para o Adobe Illustrator. É possível usar prompts de texto para vetorizar e criar ilustrações, formas e padrões rapidamente.
A ferramenta cria os elementos de forma amigável ao usuário com separação automática em camadas, o que facilita a edição em outros documentos, e ainda permite visualizar o resultado em mockups. O novo recurso já está disponível para assinantes do Creative Cloud que possuem o Illustrator incluso no plano, com prompts em mais de 100 idiomas.
Imagens mais realistas
A empresa também atualizou o modelo usado para criar imagens e lançou o Adobe Firefly Image 2. As principais diferenças estão no controle sobre a qualidade de imagem: é possível refinar o resultado com ajustes similares aos de uma câmera fotográfica, por exemplo.
O gerador agora entende comandos para criar efeitos de desfoque de movimento, simular o reflexo de uma janela e adicionar efeitos de profundidade — o resultado é uma foto com aspecto cada vez mais realista.
Além disso, é possível obter links compartilháveis de cada produção e dividir os exemplos de prompts com outras pessoas. A nova tecnologia já está disponível em Beta para usuários do Firefly.
Criação para modelos personalizáveis
O terceiro modelo revelado é o Firefly Design Model, aplicado para o Adobe Express. A IA é capaz de criar templates adaptados para os diferentes formatos de mídia, como flyers e posts de redes sociais, a partir de comandos de texto.
Todas as criações são editáveis e podem ter resoluções adaptadas para diferentes situações, como publicação na web e impressão. A função pode dar um empurrão a mais ao Express na concorrência com o Canva, que também possui ferramentas de IA.