Publicidade

6 novidades do Bard anunciadas pelo Google nesta quinta (13)

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Mojahid Mottakin/Unsplash
Mojahid Mottakin/Unsplash

O Bard finalmente chegou ao Brasil: o serviço de IA generativa do Google foi oficialmente disponibilizado aos brasileiros e em 40 idiomas diferentes nesta quinta-feira (13).

O Google também disponibilizou novos recursos para a ferramenta de IA generativa nesta fase de expansão, que traz a ferramenta ao Brasil e também à União Europeia. O Bard é uma grande aposta da empresa para competir com o ChatGPT, com pesquisas em tempo real na internet e futura integração com a página de buscas.

6 novas funções que chegam ao Bard

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Gigante da Internet anunciou algumas novidades para a ferramenta, envolvendo respostas mais personalizadas e recursos de produtividade. Veja quais são:

6. Respostas em voz alta

O Bard agora permite ouvir as respostas do chat em voz alta, com suporte para mais de 40 idiomas. Para usar o recurso, basta clicar no ícone de som após gerar o prompt e você recebe a resposta em áudio.

A função pode ser interessante para quem usa a ferramenta enquanto faz outras tarefas, como usar a IA para obter ajuda numa receita.

5. Personalizar o estilo das respostas

A IA do Google recebeu cinco filtros diferentes para alterar tom e estilo das respostas: simples, longo, curto, profissional ou casual — as opções são exibidas num menu suspenso do chat. Porém, a função só está disponível em inglês.

Essa alternativa permite alternar entre os diferentes rascunhos da IA até gerar uma versão final.

4. Fixar e renomear conversas

Continua após a publicidade

Retomar conversas antigas ficou mais fácil com a atualização do Bard: a plataforma permite fixar e renomear chats anteriores no menu lateral.

Conforme a IA produz novas respostas, o histórico mais antigo é jogado para baixo no menu. A função ajuda a elencar alguns prompts importantes e facilita o acesso a eles, permitindo voltar a bate-papos de antes sem perder o contexto.

3. Exportar códigos para outras plataformas

O Bard pode ser usado para programar e o Google adicionou um recurso para exportar códigos em Python para o Replit — anteriormente, só era possível enviar ao Google Colab. A função está disponível em mais de 40 idiomas.

Continua após a publicidade

2. Compartilhar respostas

As conversas criadas com o Bard podem ser compartilhadas rapidamente a partir de um link. Essa função pode ser muito útil para trabalhos em equipe que usam a ferramenta de IA do Google.

1. Comandos a partir de imagens

Continua após a publicidade

O Bard recebeu uma integração com o Google Lens para pesquisar a partir de uma imagem. É possível enviar imagens com os prompts de comando e a IA pode analisar e selecionar o texto da foto. Por enquanto, porém, essa função só está disponível em inglês.

Como usar o Bard no Brasil?

Para usar o Bard no Brasil, basta acessar bard.google.com e fazer login com a sua conta Google.